Quando os interessados fazem cursos de sushi man é muito comum que os alunos peçam dicas de como comprar as facas corretas para sushi, e as dúvidas na maioria das vezes são as mesmas, bem como a mesma reação que os usuários possuem quando vão nas lojas adquirir uma faca para shushi. A situação é sempre a mesma, você encontra diversas possibilidades mas fica na dúvida e os vendedores não sabem como explicar corretamente as diferenças. É importante deixar claro que isto é muito mais simples do que poderá parecer. Existem em uma cozinha profissional japonesa pelo menos mais de 20 tipos de facas, mas para os preparos de sushi é importante que se tenha basicamente três tipos que são muito fáceis de encontrar, veja algumas delas a seguir.

A Deba Bocho

Este tipo de faca possui um estilo de cutelo, é curta e conta com uma lâmina levemente arredondada, feita para limpar os peixes inteiros, bem como para decapitar, partir as espinhas e ainda tirar os filés.

Yanagiba-bocho

Este é um tipo de modelo bastante clássico, como se fosse um tipo de tubinho preto e que se tem que ter sempre. Ela conta com uma lâmina longa quase reta, totalmente fina e pontuda. Ela é utilizada para fatiar o peixe sem espinhas e ainda cortar os makis para fazer as guarnições como leques de pepino, e ainda muitas outras finalidades. É um verdadeiro Bombril da cozinha japonesa podendo ser utilizada para praticamente tudo tanto para profissionais como também por principiantes.

Em um primeiro momento quem não tiver como comprar os três modelos é interessante se comprar pelo menos o modelo citado por último, este que é mais fácil de utilizar. Existem diversos tipos, no mercado você poderá encontrar até mesmo modelos artesanais que custam mais de R$ 10 mil. Com isto a diferença é a precisão e o desenho de corte além das camadas de aço, seu fio e principalmente toda a sua durabilidade.

É importante na hora de comprar analisar todos estes fatores para fazer uma boa compra.