Realizar o sonho de ter uma festa de casamento perfeita pode acabar custando mais caro que o imaginado. Por isso alguns itens indispensáveis podem ser feitos pelos próprios noivos, família e amigos que tenham habilidades manuais ou conhecimento de programas de design. Os convites, por exemplo, podem ser elaborados e impressos através de um computador comum. Hoje em dia existem muitos programas que permitem a criação desse tipo de material, sem que a pessoa seja um especialista no assunto.

A decoração feita a mão

A decoração também é um item que pesa no orçamento da festa. Com a criatividade e ajuda dos amigos, os objetos da decoração podem ser feitos a mão. Velas, tecidos, jarros de vidro, origamis, e diversos outros materiais podem compôr a decoração.

O mais legal de fazer alguns elementos da decoração é que no dia do casamento o lugar vai estar mais aconchegante e os noivos vão saber que ali tem um pouco do trabalho deles e dos amigos.

As fotos de casamento

As fotos de casamento são indispensáveis no dia da cerimônia. Um bom profissional vai custar mais caro, mas o investimento certamente valerá o resultado, afinal, as fotos vão ser a lembrança desse dia tão especial na vida dos noivos. Para que o valor cobrado pelo fotógrafo de casamento caiba no orçamento, o ideal é fechar o contrato com o máximo de antecedência possível, e negociar descontos e pagamentos a prazo.

Planejar o casamento com tempo para criar esses e outros detalhes é o mais indicado para quem deseja gastar menos e ainda sim ter uma festa bonita e intimista.