Ser encantador é envolver ou ser envolvido por algo sedutor. Representamos isso no teatro. Como fazemos?  Primeiro, escolhemos uma história. Temos uma história? Todo dia, horas, minutos... na esquina de uma rua; de manhã; na praia à noite; num parque; em uma simples conversa. Podemos, assim, criar a ARTE de fazer história. Se vivemos, temos história. Impossível não ter uma. Seja ela um mistério; um drama; uma comédia; ou tudo isso junto. A história somos nós!

Enfim, depois da história, pensamos em mais uma coisa para encantarmos: as personagens! Elas dão o motivo para qualquer história. Mas aproveite e capriche nas personagens. Pense, imagine e crie tipos diferentes. Personagens do seu jeito. Que personagens temos? O principal, ou os principais; os auxiliares, ou coadjuvantes; e os antagonistas. Às vezes o antagonista não é uma pessoa, mas uma situação; um problema; uma crise; um bullying; um mal-entendido; um puxão de orelha. Temos as personagens criadas por nós, do nosso jeito e com a nossa imaginação. É proibido uma personagem virar algo sobrenatural? Nada é proibido na ARTE da criação. O que muitas vezes não falamos, não fazemos ou expressamos para as pessoas, não quer dizer que não imaginamos com liberdade! Temos, então, uma história e uns personagens. E agora?

Começamos a entender que colocamos em nossa frente uma mensagem. Mas essa mensagem precisa de mais um ingrediente para ser encantador: o diálogo! É preciso saber o que dizer; como dizer; onde dizer e com quem dizer. Conversamos com as personagens no tipo de história que é fruto de nossa imaginação. Numa simples conversa provocamos um suspense. Ainda podemos causar um riso ou um choro. Isso não é encantador. Além disso tudo podemos colocar uma sonoplastia: som de ruídos; objetos; ritmos diferentes. Damos aí a vida para a representação teatral. Pode até mesmo aí mexer com o corpo, dentro de um diálogo começando numa história. Isso encanta!

E ao fechar os olhos... imaginamos uma história com muitos personagens, dentro de uma conversa diferente e ao som de músicas diferentes... e de repente o que está em nossa imaginação se faz real, o que criamos nos traz prazer e o que representamos, nos encanta. E como não se encantar com a arte de fazer teatro! O teatro tem a função de encantar os encantadores de uma história, de uma vida... de um sentimento que todos gostariam de ver e também se encantar junto.