COMO ELIMINAR A VELHA NATUREZA (parte 5 - conclusão)

Nesta nossa 5ª e conclusiva aula desta série, nós continuaremos mostrando as características que apontam para uma conversão verdadeira de alguém para Cristo. E antes de continuarmos a falar sobre isto, é preciso saber que no nosso meio cristão existem inúmeras falsas conversões. São os chamados “crentes Denorex”, que parecem, mas não é; daí, a razão de surgirem muitos escândalos dentro das igrejas. Sendo que o termo teológico usado para esses lobos com capa de ovelhas é “antropocêntrico”. O antropocentrismo é uma filosofia, ou ideologia, segundo a qual o ser humano é o centro do Universo, de tudo, estando cercado pelo restante das coisas. Na linguagem chula, é o famoso bam-bam-bam. Quem não se lembra do famoso americano Jim Jones, o falso profeta de uma seita que na década de 70 induziu mais de 900 seguidores a cometerem o suicídio coletivo com suas falsas promessas.

       4ª) QUANDO EXISTE FRUTOS DE ARREPENDIMENTOS – Sem arrependimento não pode haver conversão, e muito menos a salvação: “PRODUZI, POIS, FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTO...” (Lucas 3:8).  Um dos principais frutos do arrependimento é o sentimento de tristeza que o pecado produz na nossa alma. Porque é impossível que uma pessoa convertida ao Senhor não sinta a tristeza na sua alma após haver pecado: “POR QUE ESTÁS ABATIDA, Ó MINHA ALMA, E POR QUE TE PERTURBAS DENTRO DE MIM? (Salmos 42:11). Quem conhece a história do maior rei de Israel, sabe que o seu pecado de homicídio, seguido de adultério, lhe trouxe uma imensa tristeza em sua alma; até o dia quando ele se humilhou e precisou do perdão de Deus: “COMPADECE-TE DE MIM, Ó DEUS, SEGUNDO A TUA BENIGNIDADE; E, SEGUNDO A MULTIDÃO DAS TUAS MISERICÓRDIAS, APAGA AS MINHAS TRANSGRESSÕES... PEQUEI CONTRA TI, CONTRA TI SOMENTE, E FIZ O QUE É MAU PERANTE OS TEUS OLHOS” (Salmos 51:1, 4).

       5ª) QUANDO EXISTE UM BOM TESTEMUNHO – Eu costumo dizer que Deus respeita a nossa personalidade, pois cada um de nós possui a sua própria. No entanto, ele está interessando em transformar é o nosso caráter: “POR ISSO, DEIXANDO A MENTIRA, FALE CADA UM À VERDADE COM O SEU PRÓXIMO, PORQUE SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS... AQUELE QUE FURTAVA NÃO FURTE MAIS; ANTES, TRABALHE” (Efésios 4:25, 28). Noutras palavras, a verdadeira conversão é aquela que está repleta de “ex isso, ex aquilo”.

       Eu diria que o testemunho cristão é a maneira pela qual nós podemos compartilhar a nossa fé com os outros ao demonstrar que tanto o temor quanto o amor de Deus estão entranhados na nossa vida. Certa vez, eu estava conversando com uma pessoa estranha, até que ela me perguntou se eu era um cristão. Então, eu quis saber a razão daquela pergunta. Foi quando ela disse que me sentia diferente dos outros, pois nós já estávamos conversando durante um bom tempo e até então eu não havia pronunciado um só palavrão, algo obsceno. E quando eu me identifiquei como um pastor, ela me disse: Só podia ser.

PALAVRA FINAL

Deus nos chamou para vivermos de acordo com a nossa identidade espiritual: “AMADOS, EXORTO-VOS, COMO PEREGRINOS E FORASTEIROS QUE SOIS, A VOS ABSTERDES DAS PAIXÕES CARNAIS, QUE FAZEM GUERRA CONTRA A ALMA, 12MANTENDO EXEMPLAR O VOSSO PROCEDIMENTO NO MEIO DOS GENTIOS, PARA QUE, NAQUILO QUE FALAM CONTRA VÓS OUTROS COMO DE MALFEITORES, OBSERVANDO-VOS EM VOSSAS BOAS OBRAS, GLORIFIQUEM A DEUS NO DIA DA VISITAÇÃO” (1 Pedro 2:11). Só espero que esta série de estudos que termina aqui tenha contribuído para a sua edificação. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 ano