COMO ELIMINAR A VELHA NATUREZA (parte 4)

Desde a última 2ª feira, nós estamos aprendendo como um verdadeiro cristão consegue mortificar as inclinações da sua carne, isto, como ele deve renunciar ao apelo de toda forma de pecado. E nessas três primeiras aulas nós aprendemos o quanto é necessário observar o texto que foi citado como sendo o básico deste tema: “PORTANTO, SE FOSTES RESSUSCITADOS JUNTAMENTE COM CRISTO, BUSCAI AS COISAS LÁ DO ALTO, ONDE CRISTO VIVE, ASSENTADO À DIREITA DE DEUS. “FAZEI, POIS, MORRER A VOSSA NATUREZA TERRENA: PROSTITUIÇÃO, IMPUREZA, PAIXÃO LASCIVA, DESEJO MALIGNO E A AVAREZA, QUE É IDOLATRIA” (Colossenses 3:5). Já nesta nossa aula de hoje, nós iremos aprender sobre algumas características que comprovam quando existe uma conversão verdadeira na vida de uma pessoa.

1ª) QUANDO EXISTE UMA MANEIRA DIFERENTE NOS PENSAMENTOS – Uma das traduções para a palavra conversão é “mudança de mente”, ou “dar meia volta”. É inconcebível que uma vez que haja a conversão de alguém ao Evangelho de Cristo continuar com os mesmos pensamentos de antes: “FINALMENTE, IRMÃOS, TUDO O QUE É VERDADEIRO, TUDO O QUE É RESPEITÁVEL, TUDO O QUE É JUSTO, TUDO O QUE É PURO, TUDO O QUE É AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA, SE ALGUMA VIRTUDE HÁ E SE ALGUM LOUVOR EXISTE, SEJA ISSO O QUE OCUPE O VOSSO PENSAMENTO” (Filipenses 4:8). É impossível que essas virtudes não tenham lugar na mente de uma pessoa convertida a Cristo. Veja a razão: “POIS QUEM CONHECEU A MENTE DO SENHOR, QUE O POSSA INSTRUIR? NÓS, PORÉM, TEMOS A MENTE DE CRISTO” (1 Coríntios 2:16). Em suma, ter a mente de Cristo significa possuir capacidade para poder abraçar o conhecimento das verdades de Deus.

2ª) QUANDO EXISTE TRANSFORMAÇÃO DE VIDA – Quando um determinada religião afirma que os seus ensinamentos conduzem a pessoa a Deus, e isto irremediavelmente não acontece em sua essência, é porque ali não está sendo anunciado o verdadeiro evangelho: “E TODOS NÓS, COM O ROSTO DESVENDADO, CONTEMPLANDO, COMO POR ESPELHO, A GLÓRIA DO SENHOR, SOMOS TRANSFORMADOS, DE GLÓRIA EM GLÓRIA, NA SUA PRÓPRIA IMAGEM” (2 Coríntios 3:18). Existe, de fato, uma visível mudança em termos radicais na vida de todo aquele recebeu uma verdadeira conversão em sua vida.

3ª) QUANDO O CONVERTIDO SE ESFORÇA EM QUERER AGRADAR A DEUS – Há longos 44 anos, eu tenho me esforçado sobremaneira neste sentido, e ainda reconheço que tenho um longo caminho a percorrer pela frente: “DIA APÓS DIA, MORRO! EU O PROTESTO, IRMÃOS, PELA GLÓRIA QUE TENHO EM VÓS OUTROS, EM CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR. (1 Coríntios 15:31). Conforme visto, a nossa renúncia quanto as coisas deste mundo e seus pecados tem que ser diária. Veja agora o antídoto: “FINALMENTE, IRMÃOS, NÓS VOS ROGAMOS E EXORTAMOS NO SENHOR JESUS QUE, COMO DE NÓS RECEBESTES, QUANTO À MANEIRA POR QUE DEVEIS VIVER E AGRADAR A DEUS, E EFETIVAMENTE ESTAIS FAZENDO, CONTINUEIS PROGREDINDO CADA VEZ MAIS”         (1 Tessalonicenses 4:1).

Quanto a isto, o apóstolo Paulo acrescenta mais: “QUANTO A VÓS OUTROS, SERVOS, OBEDECEI A VOSSO SENHOR SEGUNDO A CARNE COM TEMOR E TREMOR, NA SINCERIDADE DO VOSSO CORAÇÃO, COMO A CRISTO, NÃO SERVINDO À VISTA, COMO PARA AGRADAR A HOMENS, MAS COMO SERVOS DE CRISTO, FAZENDO, DE CORAÇÃO, A VONTADE DE DEUS” (Efésios 6:5, 6). Na nossa última aula de amanhã nós completaremos este série de estudos focalizando outras características que comprovam a conversão verdadeira a Cristo de alguém. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa - Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)