COMO ELIMINAR A VELHA NATUREZA (parte 3)

Dando prosseguimento ao assunto iniciado na nossa aula de ontem, quando nós estamos comentando sobre a lista de atitudes que devemos ter para que possamos fazer morrer a nossa natureza terrena contra o pecado, eu quero completar usando mais três recomendações citadas pelo apóstolo Paulo.

3º) SOBRE A PAIXÃO LASCIVA – O terno “lasciva” está diretamente ligado a um desejo sexual sem controle. Noutras palavras, é um desejo incontrolável a ponto de abusar da moralidade pública e privada a qualquer custo. Eu diria que o rei Davi teria usado desse desejo incontrolável ao cobiçar a mulher de Urias, Bate-Seba, não medindo esforços para conquistá-la a qualquer custo. E nós conhecemos muito bem no que deu a história: “AO CONTRÁRIO, CADA UM É TENTADO PELA SUA PRÓPRIA COBIÇA, QUANDO ESTA O ATRAI E SEDUZ” (Tiago 1:14). Em suma, o sentimento de lasciva é tão grave que a pessoa não consegue controlar a sua libido, a ponto de levá-la a uma obsessão - o que normalmente é encontrado, por exemplo, na característica de um estuprador.

4º) SOBRE O DESEJO MALIGNO – Curiosamente, a Bíblia Sagrada liga esse desejo maligno à faixa etária dos mais novos: “FUJA DOS DESEJOS MALIGNOS DA JUVENTUDE E SIGA A JUSTIÇA, A FÉ, O AMOR E A PAZ, COM AQUELES QUE, DE CORAÇÃO PURO, INVOCAM O SENHOR” (2 Timóteo 2:22). Basta vermos o quanto os nossos jovens estão perdidos e entranhados no submundo das drogas. Um dia desses, eu estava acompanhando uma reportagem que mostrava a Cracolândia da cidade de Paris, na França. Simplesmente, aterrorizantes em ter que ver aqueles jovens vivendo como zumbis ambulantes, completamente entregues as forças do mal. Enfim, uma degradação lamentável. Só em pensar que isto vem ocorrendo em várias outras partes do mundo acabando com o futuro da nossa juventude. Volto a dizer, é lamentável!


5º) SOBRE A AVAREZA – No verdadeiro conceito da palavra, a avareza está diretamente atrelada ao sentimento da cobiça. Vamos usar a nossa classe política como exemplo. Quando algum dos políticos não consegue se reeleger numa determinada eleição, ele espera os próximos quatro anos para tentar de novo a um cargo público, mesmo que tenha ficado milionário com o (os) mandato (s) anterior (es). Tanto é verdade, que nós estamos testemunhando isto acontecendo com a volta dos corruptos ao poder. Daí caber esta palavra de Salomão: “QUEM AMA O DINHEIRO JAMAIS DELE SE FARTA; E QUEM AMA A ABUNDÂNCIA NUNCA SE FARTA DA RENDA; TAMBÉM ISTO É VAIDADE” (Eclesiastes 5:10). Veja mais: “A SANGUESSUGA TEM DUAS FILHAS, A SABER: DÁ, DÁ. HÁ TRÊS COISAS QUE NUNCA SE FARTAM, SIM, QUATRO QUE NÃO DIZEM: BASTA! ELAS SÃO A SEPULTURA, A MADRE ESTÉRIL, A TERRA, QUE SE NÃO FARTA DE ÁGUA, E O FOGO, QUE NUNCA DIZ: BASTA!” (Provérbios 30:15,16).

Então, eu pergunto: A Bíblia tem ou não tem a resposta para tudo? Pergunto Mais: Esse “dá, dá” não tem, por ventura, tudo a ver com a nossa classe política em geral? Até amanhã com a nossa 4ª aula. Que Deus te abençoe hoje e sempre!


Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)