COMO ELIMINAR A VELHA NATUREZA (parte 2)

Por Uilson Conceição Barbosa | 29/07/2023 | Religião

COMO ELIMINAR A VELHA NATUREZA (parte 2)

Na nossa aula introdutória de ontem, nós terminamos o nosso estudo mostrando a promessa de Deus em nos livrar daquela hora maior quando a tentação bate em nossa porta. Só que isto somente acontece na vida daquele cristão que está realmente decidido fazer morrer a sua natureza carnal, isto é, que não tem prazer nos apelos dos pecados. No texto áureo, por exemplo, o apóstolo Paulo apresenta uma pequena lista das obras da carne que normalmente faz parte da conduta do homem sem Deus: “FAZEI, POIS, MORRER A VOSSA NATUREZA TERRENA: PROSTITUIÇÃO, IMPUREZA, PAIXÃO LASCIVA, DESEJO MALIGNO E A AVAREZA, QUE É IDOLATRIA” (Colossenses 3:5).

1º) SOBRE A PROSTITUIÇÃO – Esta palavra é bem ampla, porque aqui ela envolve várias áreas da nossa vida, quer seja física, moral ou espiritual. Em termos de Velho Testamento, por exemplo, a prostituição estava intrinsecamente ligada ao adultério espiritual praticado pelo paganismo por parte dos filhos de Israel: “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM.” (Êxodo 20:3). Este mandamento proíbe todo reconhecimento e adoração que possa haver de qualquer divindade que venha a ser concebida como rival do Deus Criador. Já em termos contemporâneos, veja isto: “NO TOCANTE À COMIDA SACRIFICADA A ÍDOLOS, SABEMOS QUE O ÍDOLO, DE SI MESMO, NADA É NO MUNDO E QUE NÃO HÁ SENÃO UM SÓ DEUS” (1 Coríntios 8:4). Portanto o reconhecimento e a adoração do único Deus verdadeiro são à base da moralidade pura de um cristão, bem como da religião que alguém professa,

2º) SOBRE A IMPUREZA – As impurezas são aquelas paixões depravadas e desenfreadas; ou ainda, uma afeição desordenada que alguém adota em sua prática de vida: “QUE CADA UM DE VÓS SAIBA POSSUIR O PRÓPRIO CORPO EM SANTIFICAÇÃO E HONRA, NÃO COM O DESEJO DE LASCÍVIA, COMO OS GENTIOS QUE NÃO CONHECEM A DEUS”                          (1 Tessalonicenses 4:4, 5). Todo Cristão realmente convertido a Cristo sabe que deve levar em consideração a esta recomendação do apóstolo Paulo: “O MESMO DEUS DA PAZ VOS SANTIFIQUE EM TUDO; E O VOSSO ESPÍRITO, ALMA E CORPO SEJAM CONSERVADOS ÍNTEGROS E IRREPREENSÍVEIS NA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”              (1 Tessalonicenses 5:23). Cabe como obrigação para cada filho de Deus se empenhar ao máximo em se abster que todas as formas de pecado que possam vir a comprometer a nossa vida com Deus.

Depois também, esse “em tudo” aqui significa “em todos os aspectos da nossa vida”, já que uma conduta de santidade gera a condição necessária para se viver em paz com Deus e com os homens: “FINALMENTE, IRMÃOS, TUDO O QUE É VERDADEIRO, TUDO O QUE É RESPEITÁVEL, TUDO O QUE É JUSTO, TUDO O QUE É PURO, TUDO O QUE É AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA, SE ALGUMA VIRTUDE HÁ E SE ALGUM LOUVOR EXISTE, SEJA ISSO O QUE OCUPE O VOSSO PENSAMENTO” (Filipenses 4:8). Uma vez que o nosso pensamento está ocupado com essas virtudes, não será difícil colocá-las em prática por ser a essência do cristianismo. Até amanhã com a nossa 3ª aula. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)