Saber como é o trabalho de um avaliador de imóveis é muito importante para quem deseja se tornam um. Por isso, separamos algumas informações sobre este especialista.

A avaliação de imóveis pode ser feita por vários motivos, como garantias bancárias, fins judiciários, inventários, desapropriação, partilhas, restruturação societária, determinação de saldos de vida útil, regularização imobiliária, etc.

Essa é uma tarefa que demanda muita competência, conhecimentos técnicos e seriedade, para que o perito consiga determinar de maneira correta o valor do imóvel.

Está pensando em se tornar um perito avaliador de imóveis ? Então continue acompanhando como é o trabalho de um avaliador de imóveis.

Saiba agora como funciona e como é o trabalho de um avaliador de imóveis

Para ser um avaliador de imóvel, é necessário estar credenciado ao CNAI – Cadastro Nacional de Avaliadores - e com isso, você poderá emitir o PTAM – Parecer técnico de avaliação mercadológica – ou laudo pericial.

Para fazer a avaliação, o avaliador deve seguir a norma da ABNT NBR 14.653, assim o laudo terá maiores garantias de estar correto. Além dos propósitos citados acima, existem outros que ele pode ser útil, como:

  • Planejamento tributário
  • Reavaliação do ativo imobiliário
  • Determinação dos valores para seguro
  • Fusão e cisão de empresas
  • Analise de carteira de portfólios imobiliários
  • Determinação para valor locativo do imóvel
  • Determinação dos valores de liquidação
  • Atualização patrimonial
  • Determinação do valor de compra e venda
  • Indenização

Avaliar o valor de um imóvel não é uma tarefa nada fácil. Você não pode apenas se basear no valor do metro quadrado ou em fórmulas. E um laudo de avaliação é bem extenso, podendo chegar à centena de páginas.

Isso porque você deverá justificar o preço indicado para determinada propriedade. No laudo que você elaborar deve conter detalhadamente as características do terreno ou da construção.

Ao saber como é o trabalho de um avaliador de imóveis, você saberá que o especialista determina o valor do imóvel de acordo com comparativas que listam outros imóveis situados na mesma região e com situação semelhante.

Algo muito importante que o avaliador usa para fazer sua avaliação são as possibilidades de utilização do imóvel. Um terreno pode ser mais difícil de avaliar, pois deverá ser levado em conta as várias opções do que fazer com ele.

Já na avaliação de uma construção, são vários pequenos fatores que devem ser avaliados. Por exemplo, dois apartamentos idênticos no mesmo prédio podem ter avaliação diferente.

Isso porque o acabamento e a conservação do imóvel é levado bastante em conta.

Então, basicamente o trabalho do avaliador de imóveis é ir até o local do imóvel, avaliar todas as suas condições e fazer comparação com outras avaliações já realizadas.

Assim ele terá que fazer um laudo colocando o valor estabelecido e a justificativa que o fez chegar até este resultado.

Para você ser um avaliador de imóveis é necessário ser um corretor de imóveis. Mas é importante fazer um curso especializando com enfoque nessa área.