Morar em prédios antigos tem suas vantagens e desvantagens. O primeiro ponto a ser levantado é a manutenção dos apartamentos, que cedo ou tarde tem que ser feita para evitar problemas e dor de cabeça.

Estes imóveis são mais baratos e têm apartamentos maiores. Eles foram construídos em uma época em que o metro quadrado não era assim tão precioso e com preço não inflacionado, como acontece hoje em dia.

Para muitas pessoas, os apartamentos em prédios antigos são ótimos investimentos. Ao avaliar os prós e contras de viver num prédio antigo, é preciso levantar algumas questões para a análise; confira!

Os prédios antigos contam com cômodos maiores. Os quartos e banheiros são realmente espaçosos, e eles também têm mais janelas, o que garante mais iluminação natural e mais ventilação.

Um ponto que pode ser analisado como negativo é que os elevadores desses prédios são muito velhos e ultrapassados, o que frequentemente causa transtornos para os moradores. Alguns prédios chegam a nem contar com elevadores, possuindo apenas escadas para a locomoção.


Outro ponto negativo é que os prédios antigos só ofereciam uma vaga de garagem por apartamento. Além disso, esses empreendimentos não contavam com áreas de convívio social, que são normais em prédios modernos.

De uma forma geral, eles contam com uma estrutura bem simples e, por isso, podem ter uma taxa de condomínio mais barata. Um fator positivo é que os prédios antigos normalmente têm ótimas localizações nas cidades.

No momento de decidir entre um prédio antigo ou um novo empreendimento, vale a pena avaliar todos os pontos citados neste texto. Uma boa avaliação profissional do imóvel por parte de um corretor confiável ou perito avaliador de imoveis pode ajudar a definir se o negócio é viável ou não.

Com relação à qualidade da estrutura é importante que seja feita uma pericia para avaliar as condições.

No momento de comprar um imóvel, pense bastante e só tome uma decisão quando estiver inteiramente certo da negociação. Um imóvel é um investimento para a vida toda!