Como é a sua comunicação? Você se considera um bom comunicador? Reflita sobre isso!

 Sempre coloque em pratica os itens a seguir:

 

Tenha segurança ao falar. Confie em si mesmo, reforce sua auto-estima para ficar calmo e tranqüilo em qualquer situação.

APRENDA A OUVIR.  Já aconteceu com você de estar falando com alguém e, pela resposta que obteve, ter percebido que a pessoa simplesmente não prestou atenção ao que você estava falando? Enquanto você falava, ela estava simplesmente preparando o que ela mesma pretendia dizer. Não é verdade que nos sentimos desprestigiados quando isso acontece? O sábio rei Salomão já ensinava: “quem responde sem ouvir é tolo”. Portanto, o primeiro passo para uma boa comunicação é ouvir atentamente antes de falar qualquer coisa.

FALE SOMENTE O NECESSÁRIO. Lembra-se do ditado popular que diz “quem fala demais dá bom dia a cavalo?” Nada mais sábio. Citando novamente a milenar sabedoria de Salomão: “no muito falar não falta coisa errada”. Falar muito não quer dizer falar bem. O poder da síntese é uma virtude a ser cultivada. Reuniões seriam muito mais produtivas se cada um de nós nos propusesse a dizer somente o que precisa realmente ser dito.

EXPRESSE IDEIAS COM CLAREZA. Especialmente no ambiente corporativo, temos a tendência de enfeitar demais. No afã de sofisticar o discurso, podemos nos complicar. Nos tempos atuais, o menos virou mais. Os grandes comunicadores não são mais os eloquentes oradores de tribunas, mas as pessoas que tem a capacidade de falar de maneira simples e objetiva. Assim, seja para apresentar um projeto ou um relatório de resultados financeiros ou uma aula de geografia, não basta ter as informações claras para nós mesmos, mas para quem nos ouve ou lê. Notadamente na era da comunicação digital, precisamos falar de modo que as pessoas nos entendam.

USE A LINGUAGEM ADEQUADA. Cada situação, destinatário ou contexto são únicos. O que cabe muito bem para um pode ser ofensivo, ameaçador ou inadequado para outro. O bom comunicador é aquele que tem a sensibilidade de perceber isso e adequar seu vocabulário e suas expressões a cada um. Aspectos como a cultura, os regionalismos, o grau de instrução, os valores de uma empresa são exemplos de fatores que podem influenciar na comunicação. Na dúvida, seja conservador: evite surpresas.

Fale bem, com boa voz, boa dicção. Administre a velocidade da fala, faça pausas, adeque o volume ao ambiente e ao(s) interlocutor(es).
" Seja objetivo, desenvolva as idéias com clareza, com começo, meio e fim, use exemplos para fortalecer os seus argumentos.
Faça gestos adequados, tome cuidado com as mãos, evitando uma excessiva gesticulação. Procure adequar a expressão facial ao seu conteúdo, tenha uma postura elegante e confiante.  Adeque o vocabulário e a linguagem ao tipo de pessoa com quem estiver falando para falar na mesma "língua" do interlocutor. Isso exige flexibilidade e preparo.
A aparência e elegância também contam pontos. Seja discreto ao vestir-se, zelando por uma impressão positiva, considerando um bom asseio corporal.
Conheça e utilize regras de comportamento social para situações formais. Saiba como cumprimentar e apresentar pessoas, de quem e onde se deve ou não apertar as mãos, quando entregar cartões de visitas, etc. Além disso, saiba como comportar-se à mesa, manuseando talheres, taças, o que fazer e o que é proibido.
Chame o interlocutor pelo nome. Aprenda e use uma técnica de memorização para se lembrar do nome e informações importantes do seu cliente. Nada há de mais precioso, no campo das relações, do que chamar a pessoa pelo seu nome, mostrando com isso, interesse e consideração.

 

Acredito que o que de fato importa é o nível de interesse que você mesmo deve ter em relação ao interlocutor. Havendo um interesse real, os caminhos para um bom entendimento serão encontrados.

 

Como sempre enfatizo que o que é bom pode ser melhorado e para isto a constante busca pelo conhecimento é fundamental.

  http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/cursos/50/curso-de-enfermagem-e-o-psf