Fonte: Pixabay

Quem trabalha com computadores sabe que lidar com os arquivos de texto é uma parte comum da rotina. Seja um documento de Microsoft Word (.doc) ou o mais básico de todos, no Bloco de Notas (.txt), lidar com criação e edição é uma realidade comum a muita gente.

Um outro tipo de arquivo bem comum é o PDF, só que esse é um pouco diferente; em geral ele não pode ser editado, nem sempre é possível copiar o texto e muita gente não sabe como, por isso mesmo, como convertê-lo para Word.

Neste artigo vamos ensinar como fazer isso, quais programas usar e, assim, fornecer todas as ferramentas que você precisa para trabalhar com os arquivos desse formato, transformando-os em outros se precisa e vice-versa – além de outras funções úteis para diversas situações.

Um software que é capaz de fazer essas e outras funções enquanto programa editor de PDF é o Wondershare, uma alternativa interessante no mercado do segmento. Vamos saber um pouco mais sobre isso e até onde esse programa pode ser uma boa opção para converter arquivos e mais.

Word x PDF: vantagens e desvantagens

O trabalho feito em arquivos de texto costuma começar em softwares de criação e edição básica, entre os quais os mais comuns são o Word, da Microsoft, e também o Docs, do Google (esse apenas online). 

O que esses programas têm em comum, além da óbvia possibilidade de receberem textos, é a diagramação básica em termos de fonte, cores e, no máximo, inserção de imagens, gráficos e outros elementos visuais complementares. São a maneira mais comum de desenvolver qualquer trabalho textual por meios digitais.

Já o PDF, formato criado pela empresa Adobe em 1993, é uma alternativa que reúne, num mesmo tipo de arquivo não-editável, textos, imagens e mais. É o método mais comum de compartilhar, por exemplo, documentos com texto copiável (porém não necessariamente editável).

O Word é um meio muito simples de trabalhar, porém que oferece pouca segurança para quem precisar compartilhar um documento finalizado sem riscos de edição ou alteração não solicitada. O Docs é um pouco mais avançado nesse tema, mas o PDF continua na frente, especialmente para o uso profissional, sendo fundamental em empresas de qualquer porte.

Pensando nisso, é válido aprender qual é a melhor forma de converter seu arquivo de texto em um PDF e, naturalmente, fazer o caminho inverso, se precisar.

Como fazer a conversão – passo a passo

Vamos nos basear na funcionalidade do PDFelement da Wondershare para explicar como funciona a conversão desses dois formatos de arquivo de um para o outro, e no caminho reverso. Começando, então, com o caminho Word para PDF:

  1. Faça o download o PDFelement: esse arquivo pode ser obtido diretamente no site da Wondershare. Note que é necessário fazer o download porque ainda não há versão disponível online.

  2. Abra o arquivo Word/.txt: selecione o arquivo na barra de pesquisa, através do Explorer pop-up que aparecer; alternativamente, você pode arrastar o arquivo diretamente para o software aberto.

  1. Faça a conversão: basta selecionar a opção “converter” e diversos formatos irão aparecer em forma de botões clicáveis. Selecione o desejado (PDF) e pronto, basta concluir o processo para obter o arquivo no novo formato.

Para fazer o caminho inverso, isto é, de PDF para Word, basta repetir o processo e, ao invés de selecionar o arquivo de Word que será transformado, seleciona-se o arquivo em PDF e segue-se o processo normalmente – simples assim.

Conclusão

O PDFelement pode se provar um programa extremamente útil para várias situações, sendo a conversão entre diversos tipos de arquivos apenas uma delas.

O programa da Wondershare também é capaz de proteger arquivos PDF através de senhas, algo especialmente útil se o arquivo estiver em alguma rede pública (como de trabalho ou em locais públicos) e não for “para qualquer um”, como se diz. A senha inserida no arquivo vai torná-lo, naturalmente, bloqueado para quem não tiver a palavra-passe correta.

Outras funções interessantes desse software incluem um editor de PDF e também uma ferramenta para fazer comentários em arquivos finalizados no formato – uma ideia presente no Word, inclusive, e útil para dar sugestões e fazer críticas em documentos finalizados sem necessariamente mexer na edição das informações já inseridas.