Paletes podem durar mais se melhor conservados.

Todos nós sabemos da importância dos paletes para a logística e o armazenamento de produtos de uma determinada empresa. Afinal de contas, esses estrados maximizam a capacidade de um estoque e ainda permitem que uma carga seja facilmente transportada de um lugar para o outro, tudo com segurança, confiança e muita durabilidade.

Ainda assim, muitas empresas reclamam dos custos dos paletes. Mesmo sendo um investimento extremamente relevante, as empresas afirmam que é um custo que elas têm que arcar constantemente e, como não são só as grandes corporações que compram esse tipo de produto, trata-se de um montante considerável para sua saúde financeira. Não à toa, a qualidade dos serviços oferecidos por essas empresas cai proporcionalmente na medida em que elas deixam de adquirir novos paletes para repor os que já estão datados, o que prejudica sua performance no mercado.

Uma solução para esse problema é simples de se aplicar, bastando apenas o interesse dos empresários envolvidos e de seus funcionários. Trata-se da conservação de paletes. Em outras palavras, o palete pode durar muito mais se você utilizá-lo de forma consciente e cuidadosa, protegendo o produto de possíveis atritos que o danifiquem e o desgastem. Com um palete por mais tempo em sua fábrica, centro de distribuição ou estoque, você gastará menos e assim poderá economizar.

Dicas de conservação

Especialistas em paletização apontam que a primeira dica para conservar os paletes está na escolha de seu tipo. Existem diversos tipos à venda no mercado, como plástico e madeira, e, mais do que uma questão de material, eles são voltados a públicos diferentes.

O de plástico, por exemplo, se destaca pela limpeza e por não hospedar bactérias ou pragas. Devido a isso, é o único modelo permitido pela ANVISA para a estocagem de alimentos. Mesmo com o valor mais alto que o de madeira (por causa dos altos impostos de produção industrial), eles são muito mais duráveis e podem chegar a durar 20 anos se bem utilizados. Já o palete de madeira, por sua vez, tem como grande vantagem o fato de ser facilmente customizável segundo as necessidades do cliente e suporta muito mais peso que o de plástico. Em compensação, ele precisa receber constantemente venenos antibacterianos e é expressivamente vulnerável à umidade.

No entanto, especialistas apontam que escolher o tipo de palete adequado para sua empresa ainda é muito pouco. É fundamental que você só o adquira em lugares de confiança e observe se esses lugares são regulares ou não. Isso é uma dica válida porque muitas empresas encontram paletes superbaratos em algum lugar e mal desconfiam que esses paletes são de segunda mão ou são feitos de madeira ilegal. Quando você compra em um lugar que segue as leis e sabe o que está comprando, não só existe a chance de ter um produto de qualidade e durável, como também você pode ter garantias sobre o palete.

Escolhido o palete e verificada sua procedência, outra dica dada por especialistas consiste na qualificação dos profissionais envolvidos. Afinal, não adianta nada ter um bom palete no estoque se o funcionário que ali trabalha tem descuido ou não sabe lidar direito com esse tipo de produto. Para impedir problemas como esse, a empresa tem que oferecer treinamentos e mais ainda contratar engenheiros e supervisores que olhem de perto como está sendo feito o trabalho de cada um, orientando e fazendo as devidas correções quando necessário. Até mesmo a compra de máquinas (como empilhadeiras e paleteiras) boas, que não comprometam o trabalho humano e mantenham a qualidade dos serviços, é importante, sendo um investimento bastante válido para o médio e longo prazo.

Manutenção

Contudo, é inevitável muitas vezes algum defeito ou algum imprevisto com o palete e, por isso, é bom também ter em mente a questão da manutenção. O que se sugere é que as empresas já levantem previamente os custos de manutenção dos paletes que elas venham a adquirir, para evitar sustos e assim não deixarem de lado consertos fundamentais. A manutenção dos paletes de madeira, por exemplo, gira na casa dos 25% do valor do produto novo, enquanto o palete de plástico, por ser bastante durável, não tem reparo. É recomendável que a manutenção seja feita pela mesma fabricante do palete, pois assim a manutenção pode ser mais rápida e dinâmica, já que as especificidades do produto já são conhecidas.

Seguindo essas dicas, o que se espera é que a logística e a estocagem de produtos feitas por sua empresa utilizem uma paletização de qualidade e compatível com os seus objetivos. E isso não demanda uma reposição de peças novas constante; basta que você crie métodos de conservação e cuide de seus paletes, o que evita assim o desperdício e sobretudo despesas desnecessárias.