Os profissionais de marketing digital estão apostando alto nas mídias sociais. Tanto que os consultores de SEO consideram como melhor retorno aquele que repercute nas mídias sociais. Ou seja, ser comentado em um site de relacionamentos de forma espontânea ou ser citado em um artigo que não foi produzido por estratégias de marketing é sinal de sucesso absoluto.

Se o produto das mídias sociais é caracterizado pela espontaneidade, será que é possível interferir sobre eles usando estratégias de marketing? Esse é o grande desafio. Mídias sociais são os sites de relacionamento como o Facebook, Twiter, Skipe, as salas de bate-papo, o MSN e outros. Mas também são de interesse nesse segmento os blogs, sites de notícias, os comentários de leitores de notícias, entre outros.

Os profissionais em marketing digital estão apostando que incluir artigos despretensiosos e aparentemente isentos em blogs e sites diversos é uma técnica para plantar informações e induzir a opinião dos usuários das redes sociais. Se esses artigos forem relevantes, interessantes, informativos, originais e isentos de interesse explícito, podem sim servir de base para comentários na redes, gerando um movimento capaz de repercutir pela rede.

Nesse sentido vale tudo. Artigos informativos que conceituam e definem coisas, produtos e serviços serão fontes de consulta para quem pesquisa na internet. Afinal, os sites de busca se tornaram o oráculo da era da informação. Sempre que temos dúvidas sobre alguma coisa, pesquisamos na internet. Então, se todos fazem isso, por que não plantar pela rede artigos definindo e explicando o que é, para que serve a onde encontrar seus produtos?

No entanto, não é qualquer artigo que será aceito pelos leitores. É preciso planejar de forma estratégica os conteúdos, o tamanho, o tipo de site onde estarão, as estratégias de SEO (otimização para sites de busca) e o tipo de cliente que se deseja atingir. Se o leitor gostar, a chance de comentar com os amigos ou curtir isso nas redes sociais é muito grande.