Com um vários candidatos a empresários, você pode até estar intimidado pela aparente complexidade das tarefas administrativas e jurídicas envolvidas em começar um negócio.

Tenha em mente, eu só estou falando sobre se preparar para fazer o negócio: Eu não estou falando sobre como escrever um plano de negócios, o financiamento de sourcing, o desenvolvimento de um plano de marketing, etc.

 O objetivo é sair estaca zer.

Veja como:

1. Não se prenda no nome da empresa.

Muitas pessoas agonizam interminavelmente sonhando com o nome da empresa perfeita. Não. Se você está esperando até que você venha com o nome perfeito, você também está esperando para começar a ganhar dinheiro.

Em vez disso, pelo menos por agora, esqueça marca e não se preocupe em encontrar o URL ou website design perfeito ou literatura promocional.

Basta escolher um nome para que possa obter o rolamento bola administrativa.

Lembre-se, sua empresa pode operar sob um nome diferente do que o nome da empresa. E você pode mudar o nome da empresa mais tarde, se quiser.

2. Obter CNPJ como MEI

Uma da forma mais rápidas de se formalizar é fazendo seu registro como MEI. Lembrando que o MEI tem um faturamento máximo de R$ 60.000,00 anuais, mas tem formalização bastante simplificada.

3. Registre o seu nome comercial.

Se você não vai operar sob seu próprio nome, sua localidade pode exigir que você registre um nome comercial. Na maioria dos casos, você vai obter aprovação no local.

4. Obtenha seu alvará de funcionamento.

Seu município ou cidade irá requerer uma licença comercial. O formulário leva alguns minutos para preencher. 

Você pode ser solicitado para estimar receitas brutas anuais. Faça o seu melhor para estimar com precisão, mas não agonizar sobre ele. Você está apenas fornecendo uma estimativa.

5. Pergunte ao seu local sobre outras licenças.

Cada localidade tem exigências diferentes. Na minha área, por exemplo, uma "autorização de cocupação" é necessária para verificar se um negócio baseado em uma casa atende aos requisitos de zoneamento.

Sua localidade pode exigir outras autorizações. Peça. Eles vão dizer-lhe.

6. Obtenha uma conta bancária do negócio.

Uma das maneiras mais fáceis de estragar a sua contabilidade de empresa e, possivelmente, entrar em conflito com o Imposto de Renda é misturar os fundos pessoais e de negócios (e transações). Usando uma conta de negócios para todas as transações comerciais elimina essa possibilidade.

Obter uma conta de negócios utilizando o nome da empresa e só usar essa conta para todos os negócios relacionados com depósitos, levantamentos e transações.

Escolha um banco ou cooperativa de crédito que seja conveniente. Confira suas cooperativas de crédito locais; muitas vezes eles oferecem ofertas melhores do que os bancos.