INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

- ISEED-

 

HILDETE MIRANDA SOBRINHO RODRIGUES

 

COMO A ESCOLA CONTRIBUI NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

 

GUAMARE-RN

2019

 

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

- ISEED-

 

HILDETE MIRANDA SOBRINHO RODRIGUES

 

COMO A ESCOLA CONTRIBUI NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

 

Artigo Científico Apresentado ao Instituto superior de Educação Elvira Dayrell - Iseed, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós Graduação-Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado.

 

 

GUAMARE-RN

2019

A Contribuição da Escola na Aprendizagem de Alunos com Necessidades Especiais

 

Hildete Miranda Sobrinho Rodrigues

 

 

RESUMO

 

 

As contribuições da escola para aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais vêm ganhando espaço nas discussões entre estudiosos da educação, destacando a função de ensinar e proporcionar momentos de aprendizagem no ambiente escolar para alunos com necessidades especiais. O objetivo desta pesquisa é propor uma análise crítica de como a escola contribui para aprendizagem desses alunos através de um apoio especializado, que atenda cada aluno em suas especificidades. Metodologicamente, se utilizou a consulta de referenciais teóricos relacionados ao tema, CARVALHO 2007,CAMPOS 2013 e WERNKEC, 2014, todo estudo tem relação com as praticas pedagógicas e com o currículo para atender alunos que necessitam de um apoio especializado para seu desempenho no ambiente escolar. Observa-se que a escola ao receber alunos com necessidades especiais deverá compreender e considerar suas singularidades no intuito de possibilitar sua aprendizagem e participação em todas as atividades e momentos coletivos. Conclui se que a escola tem um papel determinante na aprendizagem dos alunos com necessidades especiais através de uma pedagogia adequada a cada necessidade desempenhada por um professor especializado.

 

 

 

Palavras-chave: Escola. Aprendizagem. Alunos.  Necessidades. Especiais.

 

Introdução:

Este estudo irá apontar as contribuições da escola o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais através do profissional especializado. Toda aprendizagem desses alunos, passa pela perspectiva da educação inclusiva, pela maneira do professor ensinar e a maneira do aluno aprender. Toda via é importante compreender a inclusão no ambiente escolar em todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem, incluindo os estímulos que todo aluno portador de necessidades especiais necessita receber durante sua vida escolar.

Além disso, se observa é que a construção do conhecimento não deverá ter o caráter de atribuir nota ao aluno com deficiência, mas propor alternativas consistentes para que ele se desenvolva consideravelmente durante o processo de aprendizagem e de inclusão e habilidades necessárias ao mundo social, familiar e escolar. Para a escola realmente contribuir na aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais, requer uma pratica curricular que valorize um fazer pedagógico às necessidades dos alunos.

Para que as necessidades especiais dos alunos atendidas no âmbito da escola sejam atendidas o sistema educacional precisa se modificar em sua totalidade, desde suas atitudes e expectativas, ate na organização para uma real escola onde todos aprendam, trabalhando as especificidades.

O projeto pedagógico da escola é o plano principal na referência para definir a prática escolar, ele orienta as ações do currículo, e promove o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os vários aspectos como:

  • A atitude favorável por parte da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem atendendo às diferenças individuais dos alunos;
  • A identificação das necessidades educacionais especiais para  priorizar  recursos e meios favoráveis à aprendizagem;
  • A aplicabilidade de currículos favoráveis e propostas curriculares diversificadas; que atenda as dificuldades apresentadas pelos alunos.
  • A adequação dos espaços e mobílias, organização e funcionamento da escola, para atender as demandas variadas dos alunos;
  • A importância de incluir professores especializados, serviços de apoio e outros, para favorecer o processo de desenvolvimento dos alunos.

 

Conforme Carvalho 2007:

 

“Escolas inclusivas são escolas para todos, implicando num sistema educacional que reconheça e atenda às diferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer dos alunos. Sob essa ótica, não apenas portadores de deficiência seriam ajudados e sim todos os alunos que por inúmeras causas, endógenas ou exógenas, temporárias ou permanentes, apresentem dificuldades de aprendizagem ou no desenvolvimento”.

 

 

Muitos professores argumentam sobre a necessidade de uma atenção especializada para o aluno com deficiência nas escolas, é importante saber que esses professores que estão certos de se preocuparem, afinal não podem negar que os alunos com necessidades especiais precisam de atendimento especializado. O que eles não sabem é que não é o professor da escola comum que precisa ser especialista na deficiência do aluno. E que todo aluno da a educação infantil até a educação superior, tem direito ao Atendimento Educacional Especializado (BRASIL, 2011).

A Contribuição da Escola na Aprendizagem de Alunos com Necessidades Especiais

 

            Para começar falar sobre as contribuições da escola aos alunos com necessidades especiais, é preciso falar primeiramente do trabalho de um profissional especializado nas diversas necessidades, que chegam as escolas.

            O especialista do AEE tem objetivo principal de criar a ponte entre o aluno e o professor em sala de aula, proporcionando uma rica convivência e troca de experiência que promova toda aprendizagem durante o processo educacional no contexto escolar, que reflete na interação desse aluno com a sociedade. A partir dessa oferta garantida, de um especialista na escola, a mesma necessita dispor de um espaço para organização de uma sala de recursos multifuncionais e para melhor contribuição aos alunos com necessidades especiais, a escola também deve oferecer uma equipe especialista para um atendimento educacional de acordo com cada dificuldade dos alunos. 

            A escola deve ter ciência do objetivo de um atendimento especializado, sabendo como eliminar as barreiras que o aluno com necessidades especiais encontram na vida escolar, assim a escola estará contribuindo com a aprendizagem dos alunos especiais. Os objetivos estão garantidos em por um o decreto presidencial 7611 de 17 de novembro de 2011, os quais são específicos para um atendimento educacional especializado, por se tratar de um decreto os  mesmos são citados na integra nesta pesquisa:

 

I – Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;

II – Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

III – Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e

IV – Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

Em resumo, podemos definir os objetivos do Atendimento Educacional Especializado em 7 etapas:

1º- Identificar as necessidades de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades / superdotação.

2º- Elaborar plano de atuação de AEE propondo serviços de acessibilidade ao conhecimento.

3º- Produzir um material acessível para esse aluno

4º- Adquirir e identificar materiais de apoio como software, recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos, dicionários e outros

5º- Acompanhar o uso dos materiais na sala de aula do ensino regular.

6º- Orientar professores do ensino regular e famílias dos alunos a utilizar materiais e recursos;

7º- Promover a formação continuada para os professores do AEE e do ensino comum, bem como para a comunidade escolar geral.

Geralmente o Atendimento Educacional Especializado oferecido aos alunos com necessidades especiais, acontecem fora da carga horária da escola onde o aluno estuda, para o mesmo não deixe de participar de aulas e eventos escolares. Toda forma de contribuir com a aprendizagem dos alunos deve partir do tipo de dificuldade apresentada pelo mesmo, assim a escola busca diversas praticas pedagógicas para que aquele aluno tenha estimulo e segurança em participar das rotinas escolares.

Pensando o quanto as contribuições da escola para aprendizagem de alunos especiais esta crescendo, é importante concordar quando Carvalho (2007) ainda retrata que a educação em sua história esta evoluindo neste aspecto, a qual não era inclusiva na oportunidade de acesso e na qualidade de ensino oferecido aos alunos especiais. É bom sabermos como esta situação vem mudando ao longo dos anos, as escolas estão cada vez mais preocupadas com a Educação Inclusiva e continua buscando mais eficiência, com acessos e consciência voltados aos direitos humanos.

Também sobre a ausência de atendimento individualizado, os professores participantes deste estudo (CAMPOS, 2013) afirmaram que o elevado número de alunos por turma e as condições de trabalho nesse contexto impediram, ou prejudicaram, que dessem uma atenção mais individualizada para a aluna.

 

            A escola que desempenha bem seu papel no processo de inclusão, tem a visão de promoção do desenvolvimento da habilidade e raciocínio dos alunos com necessidades educativas especiais, nos mais diversos níveis regulares de ensino. A escola existe para combater todo tipo de exclusão dentro e fora de seu ambiente, assim as instituições cumprem seu papel na construção da personalidade e da aprendizagem dos alunos.

            Nota-se que quanto mais cedo à criança entra na escola, melhor será seu desenvolvimento integral como suas capacidades e habilidades cognitivas, afetivas e sociais, assim a escola terá o tempo necessário para trabalhar com esta criança e contribuir pedagogicamente para seu sucesso, mas para isso a instituição deve garantir na  matricula, que a criança poderá contar com o serviço de atendimento especializado para alunos com necessidades educativas especiais.

            Toda eficiência na contribuição da escola na aprendizagem necessita também de investimento de políticas publicas nas escolas para que as mesmas não tornem apenas mais um espaço escolar sem capacidade para ensinar e aprender. Para Carvalho (2007, p. 19) a educação especial é:

 

[...] o conjunto de recursos que todas as escolas devem organizar e disponibilizar para remover barreiras para a aprendizagem de alunos que, por características biopsicossociais, necessitam de apoio diferenciado daqueles que estão disponíveis na via comum da educação escolar.

 

 

Tanto o aluno quanto a família precisam confiar na escola e sentir segurança sobre seu papel na inclusão, a escola deve ser transparente e inclusiva quando ela respeita as particularidades, dificuldades e limites de cada aluno,  quando organiza o trabalho pedagógico como centro da  aprendizagem, e que seja um lugar onde este é percebido com sujeito principal na construção da aprendizagem durante todo processo.

Sendo o professor consciente de seu compromisso político de equalizar oportunidades, na medida em que a igualdade de oportunidades envolve, também, a construção do conhecimento, igualmente fundamental na instrumentalização da cidadania.

Partindo desta perspectiva, a escola precisa ter muita cautela ao desempenhar um bom trabalho, para não acontecer casos em que os alunos ditos normais sejam ser excluídos, mediante ao tratamento dado pelo professor, de forma inconsciente, que se diferencia na atenção dada somente aos alunos especiais com maior dedicação.

 

Conclusão

 

            Conclui se que são varias as contribuições que a escola pode oferecer para aprendizagem de alunos com necessidades especiais, a mais importante delas é o atendimento especializado, onde o aluno terá toda a assistência necessária para seu desenvolvimento. O atendimento educacional especializado é garantido por lei, mas infelizmente precisa melhorar muito, quanto sua oferta e atuação nos ambientes escolares.   

Constatou-se que os professores sentem angustiados por ter um grande desafio em suas mãos, um trabalho complexo e que exige conhecimento e habilidades com diversas necessidades especiais, mas por outro lado o professor trabalhando na perspectiva da inclusão com objetivo na aprendizagem do aluno especial adquire um belo aprendizado. 

 Dentro das possibilidades de cada escola as metodologias utilizadas pelos professores contribuem para favorecer a inclusão e consequentemente a aprendizagem dos alunos, tudo isso não é suficiente para alcançar grandes resultados, mas é o percurso de uma longa caminhada que vem dando pequenos resultados.

            Entre as principais estratégias trabalhadas pelas escolas temos os ajustes curriculares, o diálogo, o planejamento que respeita às individualidades e às necessidades de cada um, atividades apropriadas, condições ideias a acessibilidade, salas de multimídia, materiais diversificados para cada tipo de necessidade espacial, momentos culturais com teatro, dança, musica, jogos pedagógicos, computadores apropriados, lousas digitais e outros, tudo ao alcance do aluno para que o professor proporcione momentos de aprendizagem aos alunos com necessidades especiais.

Dentre as contribuições que a escola proporciona para aprendizagem, outro fator de muita importância é a relação entre a família do aluno especial, a participação dos pais durante todo processo faz diferença positiva para a criança, ser presente, buscar informações das dificuldades e dos avanços, também são contribuições inerentes a aprendizagem, direta e indiretamente.

 Para a escola obter sucesso no desenvolvimento do aluno, as praticas pedagógicas devem ser voltadas para todos os aspectos de aprendizagem como: aspecto cognitivo, aspecto motor, aspecto afetivo e social, e para se trabalhar esses aspectos não basta que o aluno com necessidades especiais esteja somente matriculado, ele precisa estar incluído e sentir se verdadeiramente incluído, tendo acesso a todos os momentos escolares.

 

REFERÊNCIAS

CARVALHO. Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2007.

CAMPOS, Aline Rezende. A Escolarização do Aluno com Surdez no Ensino Regular: Uma História em Construção. 2013. 102 f. Monografia (Curso de Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli da Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre, 2013.

RIBEIRO, Cátia Aparecida de Andrade; WERNECK, Suily de Cássia. Práticas Pedagógicas, Inclusão Escolar e Formação Docente. 2014. 110 f. Monografia (Curso de Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli da Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre, 2014.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

 ______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: MEC/ CNE, 2009.