COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA VERSUS AFRICA
Dr.Wagner Paulon
2008

O orçamento inicial do CICV, em 2008, para as operações em terreno na África soma 378 milhões de francos suíços (339 milhões de dólares/ 230 milhões de euros). É um aumento de quase 10% em relação ao orçamento inicial para 2007.

O CICV mantém uma forte presença operacional na África com atividades focalizadas na proteção e assistência de pessoas diretamente afetadas por conflitos armados ou outras formas de violência. Também trabalha para promover um maior conhecimento e implementação do DIH em todo o continente.

República Democrática do Congo, Somália e Sudão estão entre as maiores operações do CICV no mundo. Apesar das iniciativas internacionais de paz, a situação permanece volátil no Norte e Sul de Kivu, na República Democrática do Congo, na região de Darfur, no oeste do Sudão e no centro e norte da Somália, gerando perda de vidas, deslocamento populacional e adversidade econômica.

Na República Centro-Africana, a delegação recém-inaugurada do CICV está somando esforços para sanar as necessidades das pessoas afetadas pelo conflito no norte do país. Na Etiópia, as atividades serão reduzidas significantemente devido à decisão do governo de expulsar o CICV, em julho de 2007, do Estado Regional da Etiópia Somali.

Em situações como a do Chade Oriental, onde o conflito armado acalmou, mas cuja região continua instável, ou em Costa do Marfim, Eritrea e Uganda, onde as pessoas desalojadas estão começando a voltar para suas casas, o CICV tem o objetivo de diminuir a ajuda de emergência e focalizar na assistência às comunidades, reconstruindo vidas e a infra-estrutura básica.