Cabelo com caspa

É muito inconveniente estar em um ambiente social e acabar sendo descriminado por alguma doença que você tinha mas não sabia. Conhecida mais popularmente como caspa (quando ocorre no couro cabeludo) a dermatite seborreica pode atingir áreas do seu corpo que não seja o cabelo. As regiões mais oleosas também são afetadas por essa doença, frequentemente o rosto é um dos alvos. Mas não se preocupe, isso não é um sinal de maus hábitos, e de falta de higiene, apenas é algo genético que você tem, não é transmissível e nem prejudicial a sua saúde. Mas ela pode acabar causando constrangimento e descriminação.

Mas como não é uma doença grave, existem muitos tratamentos para ela. Primeiro, você tem que identificar se você possui a dermatite seborreica. Muita gente imagina que a descamação ocorra apenas no couro cabeludo, mas o rosto também é alvo dela. O óleo da pele faz as células mortas se aglutinarem e formarem escamas amareladas. Os sintomas mais comuns são: a formação de escamas oleosas, amarelas ou brancas, perto dos ouvidos, nas laterais do nariz e em outros lugares do rosto; caspa nas sobrancelhas, no bigode ou na barba; vermelhidão; pálpebras avermelhadas e ásperas e pedaços de pele que cocem ou doam.

Para tratar isso, há várias opções, desde medicamentos com prescrição médica – além de acompanhamento médico – dependendo da gravidade e situação da sua dermatite, mas simples medicamentos naturais e de métodos caseiros são eficazes no tratamento da dermatite, e um deles é o Cetocozanol.

Trate em casa mesmo

Encontrado na forma de cremes, loções e shampoos, o Cetocozanol tem funções anti-inflamatórias e antifúngicas e seu uso é muito popular na hora de tratar a dermatite seborreica. Foi descoberto nos anos 80, e seu uso sistêmico (em comprimidos) só é receitada pelos médicos em casos de infecções severas, em que outros tratamentos não são possíveis ou eficazes, e com uma avaliação cuidadosa do estado de saúde do paciente.

Quando utilizado de maneira tópica (em pomadas ou cremes), a substancia não penetra tão profundamente no nosso organismo, que tem pouca absorção – o suficiente para ser eficaz contra algumas doenças. Para tratar a dermatite seborreica, seja no rosto ou no couro cabeludo, use um xampu medicinal. Embora elaborado para somente para o uso capilar, ele pode tratar a dermatite seborreica na face. Espalhe o produto com cuidado no rosto e deixe-o agir pelo tempo indicado no rótulo, depois enxágue minuciosamente.

Nos cabelos, utilize de duas a quatro vezes por semana, já que relatos de quem utiliza mais vezes não enxerga diferença na eficácia do produto, e pode até irritar o couro cabeludo. Para a coceira, você pode utilizar medicamentos de venda livre. Eles ajudam a reduzir a vermelhidão e aceleram o processo de cura combatendo possíveis infecções instaladas na pele do rosto.

Para isso, use um creme antifúngico à base de Cetocozanol, que previne infecções por fungos e também reduz a coceira. Antes de utilizar qualquer produto, leia e siga as suas instruções. Se o paciente for uma criança ou se você estiver grávida, consulte um médico antes de usar esses medicamentos.

Combata também a queda de cabelo

Apesar de todos esses benefícios para tratar a dermatite seborreica, há outra vantagem de utilizar o shampoo com Cetocozanol. Ainda não foi descoberto pela ciência, mas quando você utiliza o shampoo para lavar os cabelos que tenha essa substância, as pessoas notaram que os cabelos diminuíram a queda e teve uma desaceleração no avanço da calvície, além que o aumento da densidade e no diâmetro dos fios do couro cabeludo também são alterados.

Não foi confirmada pela ciência como de fato isso acontece e no que o Cetocozanol ajuda nesse processo, mas já foram feitos alguns estudos sobre o assunto. Ademais, na prática, quem confia e confirma são os usuários. A eficácia do Cetocozanol no shampoo ou em cremes tópicos ajudam a diminuir a queda de cabelo, aliviar coceiras da dermatite seborreica na face e ainda ajuda a tratar das caspas no couro cabeludo. Uma das hipóteses é a associação do Cetocozanol à redução de oleosidade do couro cabeludo e do rosto.