Fundamentos da Psicopedagogia em tempos de transição e estudos remotos

Francisco Hermes Batista Alencar[1]

Os fundamentos da Psicopedagogia permeiam todo o curso com questionamentos bem pertinentes quanto ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e suas dificuldades quotidianas; e tais fundamentos da Psicopedagogia têm a missão de sempre nos trazerem presentes a função do psicopedagogo(a). Qual seria mesmo o papel preponderante do psicopedagogo(a) em um primeiro momento, na temática da Psicopedagogia seriam abordadas diversas nuances? Ao discutir-se em uma ONG, em uma instituição pedagógica, um amparo de todas as pesquisas e estudos realizados até o presente momento; as bases dos autores; desde o código de ética, a avaliação clínica, institucional, a própria Psicanálise. A relação de todo o contato terapêutico para entender essa profissão, com seu papel tão amplo; não somente com o cuidado das crianças, no entendimento do comportamento e da aprendizagem infantil, não compreendendo somente isso. Pois, o psicopedagogo(a) também atuando com adolescentes; na atualidade há grande busca de profissionais da Psicopedagogia para atuarem com adolescentes, tendo em vista a busca de soluções para suas crises, os quais tiveram uma infância tumultuada, muitas vezes não conseguiram corresponder aos seus estudos regulares. Tudo aquilo que não foi trabalhado na escola em seu papel social, em seu comportamento diferenciado constituindo-se como um público especial.

Palavras-chave: BNCC. Educação Ambiental e Inclusiva.  Pensamento Complexo. Transdisciplinaridade.

 

CURRÍCULUM

Fundamentos de la psicopedagogía en tiempos de transición y estudios remotos

Los fundamentos de la Psicopedagogía impregnan todo el curso de cuestiones muy pertinentes sobre el desarrollo y aprendizaje de los estudiantes y sus dificultades diarias; y tales fundamentos de la Psicopedagogia tienen la misión de traernos siempre el rol del psicopedagogo (a). ¿Cuál sería el papel preponderante del psicopedagogo (a) en un principio, en la temática de la Psicopedagogía se abordarían varios matices? Al discutir en una ONG, en una institución pedagógica, un apoyo de todas las investigaciones y estudios realizados hasta el momento presente; las bases de los autores; desde el código deontológico, a la evaluación clínica e institucional, al propio Psicoanálisis. La relación de todo contacto terapéutico para comprender esta profesión, con su amplio papel; no solo con el cuidado de los niños, en comprender el comportamiento y el aprendizaje de los niños, no solo en comprender esto. El psicopedagogo (a) también trabaja con adolescentes; Hoy en día existe una gran búsqueda de profesionales psicopedagógicos para trabajar con los adolescentes, ante la búsqueda de soluciones a sus crisis, que tuvieron una infancia tumultuosa, muchas veces sin corresponder a sus estudios regulares. Todo aquello que no se trabajó en la escuela en su rol social, en su comportamiento diferenciado constituyéndose en un público especial.

Palabras clave: BNCC. Educación Ambiental e Inclusiva. Pensamiento complejo. Transdisciplinariedad.

 

Referências:

ABI-SÂMARA, R. Uma das últimas entrevistas concedidas por Hans-Georg Gadamer. Fórum especial FD9 (2015). Disponível em:.Acesso em 10 jul 2019.

ALVAREZ. A.; LEMOS, I. C. Os neurobiomecanismos do aprender: a aplicação de conceitos no dia-a-dia escolar e terapêutico. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v. 23, n. 71/2016.

ALEXANDRE, M. Representação Social: uma genealogia do conceito. Disponível em:

. Acesso em: 21 jul. 2019.

AMARAL, R. A. P. A hermenêutica crítica de Paul Ricouer: Por uma ampliação do conceito de ideologia em Educação. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

 

[1] Alencar é filósofo, pedagogo, estudante de Ciências Biológicas (UFCG-CSTR-Campus Patos PB), mestre em Ciências da Educação pelo ISCECAP (Brasília-DF) com tese em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas, pós-graduando em Psicopedagogia Clínica, Institucional, Hospitalar e Neuroeducação pela FACSU de São Bento PB: [email protected]