Coisa de Muçulmano

Nasceu nas arábias. Naquilo que é conhecido como Península Arábica. Região desértica, montanhosa e aparentemente sem vida. A natureza a fez seca de água, mas fértil na busca de possibilidades e alternativas. Por isso, do ponto de vista humano, região rica em conhecimentos, ciência e inovações aperfeiçoadas depois de aprendidas com os parceiros comerciais.

Assim é o povo árabe! Criativo! Inventivo! E convivendo com muitas dificuldades: falta de água, abundância de calor; poucos recursos naturais e muita capacidade para reinventar.

Foi assim que os árabes, na realidade um emaranhado de tribos distintas, algumas amigas entre si outras com rivalidades seculares manifestam-se até os nossos dias. Mas isso não impediu que nessa seca região surgissem pessoas e sociedades capazes de reinventar, reaproveitar, aperfeiçoar e criar soluções.

Talvez, sem os árabes, nós não tivéssemos feito contato com a filosofia (que nos retransmitiram a partir dos gregos) nem com as ciências, pois eles desenvolveram alguns elementos básicos, como o sistema numérico, conhecimentos de química e física e muitas informações sobre medicina. Talvez sem eles tivéssemos desenvolvido tudo isso, mas o caminho seria outro e, possivelmente mais tortuoso e demorado...

E sabe por quê? Porque enquanto os árabes desenvolviam ciência e filosofia a Europa estava mergulhada na incerteza medieval, baseada num cristianismo dogmático e fechado. Enquanto isso, os árabes criaram um novo elemento dinamizador: o Islã. Uma religião que os impulsionou e ainda os mobiliza.

Hoje podemos dizer que a genialidade árabe, além de gerar ciência, produziu uma religião que os ajudou a se unificarem e lhes permitiu marcar a história com tudo que nos legaram. Hoje nem todos os países árabes são ricos e poderosos; eles ainda convivem com a pobreza. Na região existem conflitos sangrentos. Mas todos partilham da mesma riqueza cultural e histórica.

Da mesma forma que outras nações, ao redor do mundo, enfrentam problemas, as nações árabes também buscam soluções. Coisa de muçulmano!

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura - RO