COBIÇANDO AS COISAS DO PRÓXIMO

Êxodo 20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Um dos 10 mandamentos colocado para ser praticado e exercido pelos viventes.
Consideremos agora se o próximo morre. Como fica para ser vivido este mandamento?
E se em vida o próximo é renegado? Ainda mais errados, estaríamos praticando o desrespeito à este preceito divino?
Além que, alguns da família desprezarem o seu ente querido em vida, produzindo aborrecimentos pelas suas atitudes ao que se vai e deixando este algo a ser repartido?
A quem cabe o espólio, não tendo cônjuge ou filhos ?
Eis que despertado o interesse naquilo que em vida foi juntado, causa agora divisão entre os próximos mais próximos do falecido. Onde haveria na Palavra algo que viesse atender esta necessidade em fazer aplacar ânimos?
Eclesiastes com o rei Salomão e sua sabedoria?
Que falou e deixou escrito que o cobiçoso cobiça todo o dia, mas o justo dá e nada retém.
E a favor daquele que se distancia destas coisas, Salomão também deixou um grande conselho e uma palavra de consolo: Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.
Para os que de desvensiliam das coisas perenes deste mundo, daqueles que o coração não está naquilo que a traça corrói e que a ferrugem destrói; daqueles que buscam a verdadeira riqueza que está por vir; daqueles que vivem pelas promessas proferidas pelo Seu Senhor, pois aguardam a realização do tempo. Não se deixam enlaçar por aquelas coisas.
Salomão ainda deixa coisas interessantes à serem ponderadas, fala ele, que espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles.
Orientando ele e fazendo ponderação, que o galardão do humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida.
Paulo, o apóstolo, também falou que na vida todas as coisas lhe eram lícitas, mas que em algumas delas, ele não se deixaria enrolar. Isto, dizia ele em favor de si, já que sabia que se deixasse enrolar por algumas, poderia ser destruído.
Agora, ponderemos a questão daquele que morre e nada leva, a não ser ao juízo, a sua alma. Coisa abstrata que carregamos dentro de nós, seres frágeis e impulsivos às materiais, aquilo que buscamos juntar, aglomerar para que os outros percebam quem fomos, como se o que somos, esteja realmente relacionado com o que temos. Infelizmente os "seres racionais" mais são tidos como alguém, se "tiverem", como que se conseguirem comprovar que "são alguém" pelo que demonstrarem possuir. É...?
Estamos falando de vaidade, da busca de riquezas, da busca da felicidade, e disso tudo o grande sábio, ainda disse que ela mesma era vaidade.
De tudo quanto devemos buscar e viver, busquemos um coração sábio, sabendo que isso produzirá felicidade ao próximo, pois eles perceberão que a busca não foi com as coisas que não conseguirão carregar quando o grande dia de cada um chegar. Eis que naquele dia saberemos ( onde estivermos), se realmente valeu a pena viver essa louca busca de se cobiçar as coisas, quer estejam ao nosso alcance, quer consigamos por sacrifício ou pelo que a vida ofereceu. De tudo o que nos restará, serão seis pessoas que nos levarão por seis alças que teremos ao nosso de redor.
Particularmente, um dia eu vi 5 somente ser abraçada no grande momento, faltou uma alça ser abraçada pelas mãos dos viventes carregadores, e ainda das 5, uma delas era eu que ajudava.
Se em nossa vida não juntarmos pelo menos 6 amigos, que cobiçosos fomos pela nossa passagem por este mundo?
O desejo natural, equilibrado e sensato é uma coisa. Ambição que desperta à cobiça, esta é que ocasiona a destruição do homem e sua maneira de viver a sua vida ao desrespeitar o semelhante, enquanto estivermos próximo dos nossos próximos.
Vamos refletir sobre isso?
O que estará ao nosso alcance para que consigamos ver que tudo quanto se sucede aos homens está diante de Deus, e que no dia da abertura dos livros, Ele proclamará julgamento.

Valdir Carvalho ? 27.5.2011 ? Cascavel-Pr