CNH ELETRÔNICA

Com tanta tecnologia disponível, facilmente acessível, já passou da hora de implantar a CNH ELETRÔNICA, trazendo muito benefícios para a nossa sociedade.

Estamos cansados de sentir as consequências trágicas que os acidentes de trânsito estão trazendo para todos nós, nos vários segmentos da nossa vida.

Temos que criar condições para que o trânsito, não continue causando tantas mortes ampliando como está o número de pessoas com deficiência física, temos que preservar a vida com qualidade.

Muitos acidentes acontecem com motoristas dirigindo sem habilitação, com motoristas dirigindo com a CNH vencida, suspensa, ou ainda com motorista com mais de 20 pontos na carteira.

Modernizada, a CNH, magnética como um cartão magnético de banco com chip e assim como nos terminais de autoatendimento, seremos obrigados a inserir o a CNH magnética no painel de nosso veiculo e em seguida digitar a nossa senha (assinatura eletrônica).

Feita a leitura da CNH que vai checar se ela é do condutor titular da senha, se não está vencida, suspensa, ou com excesso de pontos negativos acumulados e, uma vez ultrapassados estes impedimentos será permitido que o motor do veículo seja ligado.

Além destas verificações ninguém mais poderá dirigir um carro sem estar habilitado, pois sem a CNH o veiculo não ligará o motor.

Ligado o veiculo, mesmo este desconectado da internet, este vai registrando, no equipamento eletrônico nele instalado e também na CNH ELETRÔNICA, todo o trajeto, a velocidade imprimida no veiculo, como nos smartphones que, mesmo desconectados da internet vão registrando os percursos de corridas e ginasticas, substituindo inclusive o tacógrafo, registrando as rotas clandestinas de ônibus e caminhões, e controlando a jornada dos motoristas, inclusive dos motoristas de caminhões e ônibus ajudando a evitar acidentes por excesso de tempo ao volante, enfim, serão muitos os benefícios para toda a sociedade.

Estando o veiculo ou o condutor em ambiente captado pelas redes de internet, estes dados seriam transferidos automaticamente para o RENAVAN do veiculo e para a CNH, nos órgãos fiscalizadores de transito, e, automaticamente, a CNH ELETRONICA e o equipamento eletrônico do veiculo seriam atualizados com outros dados inseridos pelos órgãos de transito, como multas impostas por radares e por controladores de transito e penalidades aplicadas, como multas, pontos na CNH, suspensão de carteira etc.

Em caso de blitz, os policiais fariam a leitura de tudo que tem na CNH ELETRONICA, os possíveis excessos de velocidade, conforme permitido nos trechos e as multas lavradas já seriam registradas na CNH ELETRONICA e também nos registros eletrônicos do veiculo e teriam que bater com as informações inseridas nos controles dos órgãos fiscalizadores.

Veículos roubados, veículos utilizados por assaltantes em fugas, poderiam ser mais facilmente localizados pelas informações inseridas no sistema de registro, como são localizados hoje os tablets e smartphones, ficando mais fácil localizar pessoas sequestradas, etc.

Vivemos num mundo virtual e num banho tecnológico tal que facilita todos estes procedimentos, com boa tecnologia disponível e acessível a todos com um custo relativamente baixo, se comparados com o preço dos veículos e mínimo, se comparado com os transtornos causados a todos nós por motoristas inescrupulosos.

DOMNGOS SÁLVIO FIOROT