Cloud Storage, Segurança e Serviços

Por: Khalid Mehmood

O armazenamento é um dos mais básicos dos usos da tecnologia de nuvem. No entanto, como muitas empresas, órgãos púbicos e privados podem atestar a segurança dos dados, vez que, é um dos aspectos mais importantes de qualquer organização até mesmo gerar conforto e segurança, na certeza de que os dados estarão realmente seguros.

Enquanto o armazenamento é servido como Infraestrutura como um Serviço (IaaS), há também Software como um Serviço (SaaS) e Plataformas como um serviço (PaaS) como também sendo opções disponíveis. Isso é importante notar porque o tipo de empresa de nuvem (cloud) que possa escolher, determina como será todo o processo desde a segurança, armazenamento, sincronização, enfim, em relação a plataforma como um todo.

Plataformas de aplicativos em nuvem

As plataformas de aplicação podem ser definidas como "sistemas operacionais, softwares de gerenciamento de banco de dados, e mesmo software “rodando” na nuvem pública. O que quer que ele faça e onde quer que ele seja executado, esse software é composto por uma plataforma de aplicativo e isso se aplica aos provedores de armazenamento em nuvem mais básicos.

Comparativamente, a computação em nuvem empresarial pode ser explicada como  "o caso especial de utilizar a computação em nuvem para a vantagem competitiva através de oportunidades de breakout tanto para economia de custos e também  para a inovação empresarial em termos de agilidade e funcionalidade.

As soluções: Qual é o melhor ajuste para você? 

Muitas empresas de pequeno porte tendem a escolher uma das mais populares plataformas de aplicativos de armazenamento em nuvem, como Dropbox ou Google Drive. Ambas são extremamente funcionais e têm opções gratuitas para testar se você gosta de seus serviços.

Depois de ultrapassar a oferta de armazenamento inicial gratuita, as taxas começam em apenas US $ 15 por mês para o Dropbox e US $ 10 para o Google Drive. Além disso, ambos são compatíveis com qualquer dispositivo e sincronizam com o software que você provavelmente já está usando como o Microsoft Office (ou um dos 300 aplicativos de terceiros aos quais o Dropbox se conecta).

Ambas têm criptografia de dados críticos, centros de dados seguros e várias outras configurações administrativas para proteger seus dados na nuvem e em seu hardware de forma precisa e funcional.

Para empresas de maior porte, o armazenamento em nuvem empresarial pode ser uma opção melhor se você estiver lidando com dados altamente seguros, arquivamento de longo prazo ou estiver usando dados que precisam ser puxados para aplicativos em execução.  

AWS é uma divisão da Amazon e eles fornecem uma variedade de modelos de armazenamento, incluindo seus populares S3 e Glacier. S3 tem uma interface de serviço web simples para armazenar e recuperar qualquer quantidade de dados de qualquer lugar na web e é um serviço pay-as-you-go. O Glacier foi criado para arquivamento e armazenamento de dados é uma ótima alternativa de baixo custo ao software no local, com apenas US $ 0,00 por gigabyte por mês.

O Azure é similar à AWS( porém Azure sendo da Microsoft), também tem muitas opções para fins de armazenamento. Eles também têm preços de baixo custo e cobrar apenas o espaço de armazenamento que você usa. O que distingue essas duas empresas do Dropbox e do Google, além de sua integração com uma plataforma de computação abrangente, é suas opções adicionais para aumentar a segurança.

A Azure foi a primeira provedora de nuvem a adotar o novo padrão internacional de privacidade na nuvem, a ISO 27018. Eles também criaram o Azure Government, uma versão autônoma do Azure projetada para atender aos rigorosos requisitos de conformidade das agências públicas dos EUA.

A AWS também se esforça ao fornecer centenas de ferramentas e recursos em toda a segurança de rede, gerenciamento de configuração, controle de acesso e criptografia de dados, juntamente com certificações internacionais de conformidade e verificações de auditoria sistemática.

Conclusão

As empresas em nuvem que atendem a empresas menores são provedores de SaaS em plataformas de aplicativos com menos medidas de segurança implementadas. Ele auxilia a funcionalidade dos negócios em que o programa já está no lugar; você irá apenas incorporar as funcionalidades ao potencial de suas operações.

As empresas maiores tendem a utilizar o PaaS onde oferecem mais aplicativos que funcionam como uma plataforma coesa em que, dentre muitas funcionalidades, há sincronização de dados, incluindo testes e operações de implantação. A estrutura está lá, você está construindo sobre ela para criar um modelo que é personalizado para as necessidades operacionais da sua empresa.

Quando você leva essa comparação em consideração, você pode escolher qual tipo e provedor de armazenamento de dados se adapta melhor às suas necessidades e com isso irá poupar tempo, estresse e dinheiro a longo prazo.

 

Este artigo é de propriedade intelectual de Khalid Mehmood, Engenheiro Especialista em TI. Graduado Internacionalmente, com mais de 10 anos de experiência profissional, fluente em 9 idiomas. 

A reprodução parcial ou total deste artigo é proibido, salvo sob solicitação de autorização do autor.