A Internação Involuntária é uma modalidade de intervenção de urgência que pode ser pedida por um ou mais familiares do dependente químico ou não químico, é muito importante que a família faça contato com uma Clínica de Recuperação Especializada a atender pacientes Involuntários, pois muitas unidades de tratamento vem utilizando de agressão e métodos invasivos para conter seus pacientes com o fator “medo”, são vários relatos e ocorrências sobre esses casos que vem se destacando nos últimos dias, muitas vezes a família opta pelo valor mais em conta para realizar a intervenção, e aproveitando-se da situação é enganada e acaba contratando um serviço que não existe.

A Internação Involuntária é legal, prevista em Lei. Após a solicitação familiar e triagem realizada por nosso setor de atendimento 24 horas, deslocamos uma equipe de Remoção Especializada até o Dependente Químico que realizará a abordagem terapêutica, que é o primeiro passo do procedimento profissional. Atualmente, a Clínica De Recuperação Revive obtém êxito em 90% das remoções sem que seja necessário o uso da força para contenção mecânica do paciente, esta, por sua vez só é utilizada em último caso e com expressa autorização e acompanhamento da família, onde esgotando-se todos o meios terapêuticos, a equipe fará o “uso moderado de força” somente para contenção do Dependente Químico, sem utilizar de nenhum tipo de agressão, colocando sempre a integridade física do paciente em primeiro lugar.

Saiba mais sobre Clínica de Recuperação Involuntária!

Um dos aspectos a serem observados na Internação Involuntária, é que o Dependente Químico, o Alcoólatra ou o Jogador Compulsivo já perdeu parcial ou totalmente o controle sobre sua vida e suas ações, sendo movido única e exclusivamente pela obsessão e compulsão em saciar a necessidade do uso da substância, ou em caso de dependências não químicas, a necessidade do jogo por exemplo. Dessa maneira, se torna um indivíduo autodestrutivo e perigoso, tanto para si mesmo quanto à família e pessoas ao seu redor. Nesse ciclo mortal da doença, é muito importante a família optar por intervir na situação procurando ajuda para a internação involuntária do dependente, sabendo que estamos tratando de uma doença progressiva, incurável e fatal, se não for interrompido o ciclo de abuso, a tendência é piorar cada vez mais, é nessa fase que ocorre um risco imensurável de o dependente sofrer ou praticar agressões, ser preso em decorrência da prática de crimes a fim de conseguir mais dinheiro para sustentar o vício, ou até mesmo vir a óbito por inúmeras circunstâncias relacionadas ao uso abusivo de substâncias, como dívidas contraídas no submundo ou até mesmo uma overdose.

Por Que a Maioria das Internações ocorre de forma Involuntária?

A Dependência Química é uma doença traiçoeira, assim como o Jogo Patológico, no início é gostoso, é prazeroso e o indivíduo consegue manter um controle entre o uso e sua vida social. Com o tempo, de acordo com fatores ambientais e genéticos de cada usuário, a situação começa a sair do controle e esse seria o momento do indivíduo pedir ajuda e procurar uma Internação Voluntária, porém 90% dos indivíduos que se tornam Dependentes Químicos ou Jogadores Patológicos não tomam essa atitude entrando no autoengano de que irão usar ou jogar mais um pouco e em seguida irão parar, diante desse estado de procrastinação é que suas vidas começam a despencar, e muitos procuram vários tipos de ajuda menos a ajuda correta. Mais um pouco e a situação sai totalmente do controle, já não pondera suas ações, um conselho amigo é respondido com agressividade, se vê não frequentando mais a escola, a faculdade ou o trabalho, sua vida está definitivamente dominada pelo abuso da substância ou do jogo, a única coisa que traz paz ou alivio é usar ou jogar mais um pouco, um pouco mais... mais uma vez... a última...

Por isso a Internação Involuntária é muito importante e salva muitas vidas, é um gesto de amor por parte da família que tomará uma decisão pelo dependente que ele não é mais capaz de tomar, muitas vezes ele quer isso, ele aguarda por isso, pois está encarcerado nos seus desejos desenfreados de usar mais e mais... mas não obtém forças para pedir ajuda.

A Lei 10.216 prevê a Internação Involuntária e a Compulsória, qual seria a diferença entre elas?

A Lei 10.216 regulariza a Internação Involuntária e a diferencia da Internação Compulsória.

Os requisitos para se realizar uma Internação Involuntária são:

  • Deve ser pedida por terceiro (familiar consanguíneo de primeiro grau);
  • Necessita de um laudo médico;
  • A internação deverá ser comunicada ao Ministério Público em um prazo de 72 horas.

Já a Internação Compulsória é um pouco mais burocrática e demorada do que a Involuntária. Para se pedir uma Internação Compulsória o solicitante deve procurar a Vara da Família do seu município, para entrar com o pedido, posteriormente após algumas exigências o pedido será avaliado por um juiz que optará em conceder ou não o pedido. Há casos de pedido de Internação Compulsória que demoram anos para vir a ser julgado, o que é o ponto falho desta modalidade, pois em um ano o Dependente Químico pode vir a óbito por falta de tratamento especializado.

Diante de tais fatos, fica claro que a opção mais viável, principalmente em casos de urgência, é a Internação Involuntária, podendo ser pedida a qualquer momento através da nossa central de atendimento e realizada de imediato.

Veja a Lei 10.216 na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/L10216.htm

QUAL O PERÍODO DE TRATAMENTO DE UMA INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA?

O período de tratamento recomendado por especialistas na área de Dependência Química, Alcoolismo e Compulsões são de 180 dias, ou seja, seis meses. Seria o tempo ideal para desintoxicação, aprendizado, reestruturação física, emocional e psíquica, reinserção social e reabilitação completa. Porém o tempo de tratamento não é o fator definitivo na recuperação de um dependente químico, muitos fatores devem ser avaliados e tratados, e esse tempo pode ser maior em alguns casos e menor em outros, principalmente aqueles que tem uma pronta aceitação do tratamento após ocorrer a intervenção. Porém deve-se observar que o período mínimo de internação não deve ser inferior a 90 dias, avaliando-se a substância de abuso, a frequência e intensidade do uso, pois uma desintoxicação leva de 45 a 90 dias para se completar no organismo, se o paciente sair da internação antes de 90 dias, o risco de ocorrer uma recaída é cientificamente abrangente.

Nossas Clínicas de Recuperação Involuntária para Dependentes Químicos são equipadas com instalações que oferecem conforto, segurança e acolhimento ao dependente, além de contarem com profissionais de várias áreas (psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros) que irão, juntamente, liderar as várias técnicas de estabilização da doença, que embora lentas, são altamente eficazes até para os quadros mais graves de dependência química, trazendo maior tranquilidade e confiança à família do paciente e proporcionando uma reabilitação completa na vida do dependente químico, do dependente do álcool ou do dependente em jogos.

Entre em contato com nossa equipe e agende uma visita.

http://www.clinicarevive.com.br/clinica-de-recuperacao-involuntaria.html