RESUMO

O estudo do clima organizacional promove a compreensão dos níveis de satisfação e de motivação os quais os colaboradores detêm da organização, além do empenho que estes põem no exercer de suas funções. Sendo de entendimento atual que o fator humano é importante à organização já que o trabalho só é realizado a partir dos profissionais. Ficando clara a relevância de se trabalhar a motivação destes. Com este intuito, traremos neste projeto os conceitos de clima e cultura organizacional, além de salientarmos a importância de sua avaliação constante, traremos também a análise do clima organizacional de uma empresa regional.

ABSTRACT

The study of the organizational climate promotes an understanding of the levels of satisfaction and motivation that the employees have of the organization, as well as the commitment they put in the exercise of their functions. Being of current understanding that the human factor is important to the organization since the work is only done from the professionals. The relevance of working on their motivation is clear. With this in mind, we will bring in this project the concepts of climate and organizational culture, besides emphasizing the importance of its constant evaluation, we will also analyze the organizational climate of a regional company.

PALAVRAS – CHAVE: Clima Organizacional, Cultura Organizacional, Pesquisa de clima.

1. INTRODUÇÃO

Falar sobre cultura e clima organizacional nas organizações nos dias atuais já não é mais nenhuma novidade, sendo o fator humano considerado um real valor competitivo para muitas organizações, que estão sempre preocupadas com a satisfação de seus funcionários acerca de todo o ambiente de trabalho.

Mas essa realidade se aplica para todas as empresas? A resposta infelizmente, ainda é não. Até mesmo as grandes corporações podem apresentar seu quadro de funcionários insatisfeitos, apesar disto ser mais facilmente vivenciado em pequenas empresas e/ou empresas familiares, principalmente.

A cidade de Juazeiro apresenta um potencial de crescimento inegável, tendo seu polo industrial e comércio bastante conhecidos afora. Existe na cidade muitas empresas de pequeno e médio porte, empresas familiares são praticamente a maioria, apesar disso o município apresenta atratividade e raças a isto, grandes companhias resolvem se instalar nela.

Nessa perspectiva, o presente estudo traz a conceituação tanto de clima quanto de cultura organizacional, a importância do cruzamento desta à cultura do indivíduo como funcionário da organização e posteriormente, a análise do clima organizacional dentro de um dos setores de uma empresa da cidade de Juazeiro do Norte, sendo o objetivo geral deste trabalho demonstrar a partir de análises exploratórias a importância da estruturação do RH nas empresas, tal como possuir um clima harmônico e saudável para o alcance das metas empresariais, e como objetivos específicos avaliar a situação da organização pesquisada quanto ao seu clima, se este é satisfatório ou não, além de apresentar soluções de melhoria do mesmo.

Os procedimentos metodológicos baseiam-se em uma pesquisa de caráter exploratório, qualitativo e quantitativo com análise de dados bibliográficos e da pesquisa de clima organizacional efetuada pelas autoras na empresa Flamax segmento estacionamento rotativo Zona Azul de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará.