Clamor aos Orixás

Meu amado Pai Oxalá: que vossa bênção recaia sobre mim como pétalas de rosa a me reconciliar com o mundo, trazendo a paz daquele que reconcilia-se com tudo e com todos, com o criador, com a criação e com a criatura, pois só me reconciliando com o meu irmão, irei reconciliar-se comigo e assim estarei reconciliado com Deus que está em mim e naquele que me chama de irmão.

Minha amada Mãe Iemanjá: que vossa bênção recaia sobre mim como a dadiva do recém nascido que ao ser parido recebe o calor e o conforto do abraço vivo do amor divino de mãe.

Meu amado Pai Oxumarê: que vossa bênção recaia sobre mim como fagulhas de cores vivas que ao tocar minha visão, desperte em mim o encanto pela vida e em tudo que eu olhar eu veja a centelha divina de luz que todos possuem em seu íntimo herança e dádiva provenientes de Olorum o senhor dos encantos da vida.

Minha amada Mãe Oxum: que vossa bênção recaia sobre mim como a satisfação do leite materno que é fonte de vida, pois quem vive do seu amor, vive a plenitude da vida e goza da divina profissão de dar sem receber, pois toda riqueza divina supre a quem recebe e torna o seu doador mais afortunado, pois o amor só é válido quando empregado no outro, pois quando empregado a sí, não é amor é Vaidade.

Meu amado Pai Oxóssi: que vossa bênção recaia sobre mim como a choupana que abriga a vida, tal como o conhecimento que dá sentido à tudo, pois o conhecimento é o exercício e a habilidade de produzir pensamentos a favor da vida e dos seres que Nela vivem. Que vossa bênção recaia sobre mim como o ofício do ourives que lapida a pedra bruta até que se torne jóia preciosa, como o ofício do padeiro que do trigo faz o pão que saceia a vida. Que vossa bênção recaia sobre mim como talentos divinos que só tem serventia quando aplicado e utilizado em benefício do todo.

Minha amada Mãe Obá: que vossa bênção recaia sobre mim como a razão divina que fundamenta todas as práticas colocadas a serviço do todo. Que vossa bênção recaia sobre mim como a terra fértil para que onde eu plantar a fé eu colha a esperança, onde eu plantar a caridade eu colha o amor, onde eu plantar o conhecimento eu colha a sabedoria, onde eu plantar a lei eu colha o bom costume, onde eu plantar a justiça eu colha o respeito, onde eu plantar a sabedoria eu colha o conhecimento, onde eu plantar a vida eu colha mais e mais vidas. Que minhas virtudes seja a terra fértil para que o mestre semeador possa depositar a sua semente e esperar bons frutos, pois só confiando na terra fertil é que o semeador planta e confia na semeadura do seu legado, pois se a terra é fertil e a semente é boa os frutos também irão dar boas sementes, permitindo assim a ancestralidade da árvore divina das virtudes.

Meu amado Pai Ogum: que vossa bênção recaia sobre mim como a paz e o diálogo provenientes de sua lei ordenadora, que vossa espada fortaleça meu caráter, para que eu não sucumbas diante dos obstáculos pertinentes a todos que caminham o caminho de retorno ao Pai Maior. Que vossa capa divina me proteja da vaidade que aprecia vestir meu ego. Que o vosso capacete de general possa proteger minha mente e meus pensamentos de influências descomprometidas com a luz e a vida e que o vosso porta estandarte erga no alto do altíssimo a bandeira do amor como indicar que sem amor nada se justifica, inclusive a própria lei.

Minha amada Mãe Inhasã: que vossa bênção recaia sobre mim como a brisa leve que refresca minhas emoções, não permitindo que eu guarde mágoas e rancores daqueles que cruzaram meu caminho, que no meu caminho vós sejais a brisa que refresca, o vento que conduz o barco a vela do bom pescador, os sons dos bons presságios, os cantos e louvores da paz e a força motriz que movimenta a vida.

Meu amado Pai Xangô: que vossa bênção recaia sobre mim como a razão soberana que conduz a tudo e a todos com equilibrio. Que vossa bênção se instale na minha vida como uma viga mestra fundamentando a minha razão para que ela seja soberana em detrimento aos meus instintos e inclinações, transformando meus desejos pessoais em vontades superiores, adormecendo minhas inclinações humanas e despertando em mim vossas razões divinas. Que vossa bênção recaia sobre mim e que eu seja agraciado com a vossa coroa de rei justo, para com ela em minha cabeça, possa tomar as melhores decisões na minha vida e também possa ser uma extensão da vossa bondade e do vosso amor na vida do meu semelhante, que a vossa coroa represente em mim o rei único e responsável pelos meus atos e que com o vosso auxílio eu faça dos meus atos decretos de bondade e luz para que seja aplicado na minha vida como mandamentos de evolução.

Minha amada Mãe Oroina: que vossa bênção brote do meu íntimo como a chama viva da fé, energizando meu ser e refazendo minha alma no calor do vosso fogo transformador, consumindo os sentimentos coléricos e forjando no meu íntimo a energia viva que transforma a dor em prazer, o ódio em amor, a guerra em paz e a ignorância em sabedoria. Que vossa bênção recaia sobre mim como a chama purificadora que dissolve as crostas de vibrações negativas e revela o ser de luz que habita em meu todo imortal.

Meu amado Pai Obaluaê: que vossa bênção recaia sobre mim como cruzes redentoras, abrindo passagens em meus caminhos que permitam galgar um degrau de luz e um estado de consciência mais elevado, tornando-me uma extensão do vosso mistério divino, da vossa bondade e misericórdia na vida do meu semelhante. Que vossa bênção recaia sobre mim como luz a me guiar nos vales escuros que eu tiver que atravessar, que a vossa sabedoria seja o cajado firme que ampara aqueles que caminham com passos lentos porem seguros. Que eu seja a extensão do seu abraço caloroso, naqueles que tremem diante o frio da solidão, que eu seja a extensão da sua mão firme, a leventar aqueles que sucumbiram na sua caminhada justamente por não aceitarem o auxílio do vosso cajado que ampara a evolução de tudo e de todos. Que eu seja a extensão da vossa caridade a dividir o pão, com aqueles que no seu caminho padecem de fome, e padecem justamente por cobrar pelo alimento da fé quando de graça o recebeu das mãos do divino criador. Que eu seja a vossa face luminosa que se volta as minhas sombras humanas que caminham na escuridão, para que eu ao ilumina-la possa uni-la a mim como a metade luminosa que me faltava. Que Eu e meu eu sejamos uma só luz a habitar o íntimo do Criador de todos nós.

Minha amada Mãe Nanã Buroque: que vossa bênção brote do meu íntimo como o sorriso da velha negra a saber do fim do cativeiro, que vossa bênção brote do meu íntimo como as lágrimas de superação, de resignação e de perseverança por ter se mantido na fé inabalável enquanto o chicote da incompreensão humana, no tronco da morte cortava a sua alma viva em Olorum. Que vossa bênção recaia sobre mim como o perdão antecedido à almas humanas que ausentes de Deus fomentam o ódio, a maledicência, a ambição, a ganância e a vaidade, vícios esses que corroem a alma daquele que na fraqueza da fé deixou se levar pelos instintos do corpo que corrompem a alma. Que a vossa bênção recaia sobre mim como flores de luz e que eu possa sentir o cheiro do jardim por onde as santas almas benditas transitam e traga esse jardim no meio onde me encontro para que a essência das almas que já se assentaram no céu possam fortalecer a vida daqueles que ainda se encontram na terra.

Meu amado Pai Omolu: que vossa bênção recaia sobre mim como a dadiva da saúde mental e corporal, curando minhas chagas abertas em meu íntimo, curando as dores da alma e afastando do meu corpo físico toda eminente doença que se avizinha. Que vossa benção recaia sobre mim como a paz e a calma que à tudo estabiliza, dando estabilidade familiar para que eu possa ver minha família crescer saudável e feliz, dando a estabilidade financeira para que sustente de forma digna e próspera todos que depende de mim como provedor do lar. Que vossa benção recaia sobre mim como a dadiva divina da paz interior daqueles que no fim de um percurso podem recostar sua cabeça na relva macia e gozar da tranquilidade de ter cumprido a vossa missão com exito e descansar o sono dos justos, até que Nova senda luminosa nos sejam facultada.

Minha amada Mãe Logunan: que vossa bênção recaia sobre mim como a sabedoria do tempo que no tempo certo à tudo e à todos ensinam, conduzem e direcionam. Que vossa benção recaia sobre mim como os minutos preciosos que ainda tenho para me reconciliar com a vida, para que na eternidade do tempo em mim, eu possa reescrever a minha história, como aquele que a tudo viu e a tudo sentiu quando estava junto da senhora do tempo e que após tudo ver e tudo conhecer, decidiu reescrever o tempo dos maduros, daqueles que não mais esbraveja, mas sim silencia diante da pressa que é inimiga da perfeição e rival da eternidade. Que vossa benção recaia sobre mim como o fruto maduro que nem antes e nem depois, mas na hora certa possa ser servido na mesa do Criador. Que vossa bênção recaia sobre mim não como o suor do afoito que por ser apressado agora transpira medo. Mas sim que vossa benção recaia sobre mim como a tranquilidade daqueles que amadureceram no tempo e no tempo certo espalharam os frutos de suas obras que por estarem maduras, podem ser saboreadas por aqueles que já não querem perder mais tempo na vida.


Meu amado Pai Exu: que vossa benção recaia sobre mim como o vigor e a vitalidade em fazer o bem, que eu me sinta forte e poderoso sempre que for solicitado para servir a luz e amparar a vida, mas que recaia sobre mim a apatia e a fraqueza sempre que tomar a lei divina por minhas mãos e dela se servir para causar algum mal ao meu semelhante. Sagrado Pai Exu, que vossa benção recaia sobre mim como a alegria e a felicidade de me sentir útil como obreiro dos Orixás, semeando e levando uma mensagem de amor, carinho e esclarecimento aos corações confusos e desnorteados. Que eu seja a extensão da vossa bondade, que faculta a todos uma segunda chance e uma nova oportunidade de retornar ao Pai Maior amparado pelo vosso mistério e faixa vibratória evolutiva. Fortaleça minha caminhada, para que eu possa sempre estar alegre e com um sorriso largo no rosto mesmo que a tristeza insista em mudar minha feição.

Minha amada Mãe Pomba-Gira: que vossa bênção recaia sobre mim como o estímulo e o desejo de tornar o mundo melhor, começando por mim me melhorando para que o meu templo intimo venha abrigar virtudes que pelo vosso mistério são estimuladas, tornando o desejo de buscar a luz em vontade de permanecer Nela. Que vós minha amada Mãe Pomba-Gira, fortaleça em mim os desejos que enaltecem as qualidades virtuosas que habita em meu íntimo, mas também a vós peço que desestimule em mim sentimentos negativos que não encontram fundamentos na lei de Deus, pois Deus só gerou virtudes e nos vícios me torno ausente em Deus e caminho como uma sombra sem alma a vagar pelos descaminhos da vida. Que a vaidade se transforme em orgulho, que a ambição se tranforme em despreendimento, que a beleza seja vista pela alma e que o desejo seja o estímulo que conduza ao amor.