Civilização Hebraica.

Ano 2000 antes da era Cristã.

Um povo que migrou muito por diversas necessidades, em varias regiões do mundo, sofreu grandes perseguições, viveu por muitos anos no cativeiro, dispersado, entretanto, conseguiu preservar a identidade cultural, a religião sempre foi o elemento fundamental de preservação da sua etnia.

Nunca conseguir transformar em um grande império, mas deixou a humanidade um grande patrimônio como herança, o conceito de Monoteísmo. O cristianismo foi produto do povo Judeu, apesar do mesmo nunca aceitar Jesus como Deus, nem mesmo como um grande profeta.

A história política desse povo pode ser dividida em alguns períodos, entre os quais podemos citar o governo dos patriarcas, governos dos juízes e governo dos reis. Mas antes dessas organizações políticas simplesmente viveu como tribos dispersas por vários lugares inclusive na Palestina, sempre dominados e escravizados.  

Os hebreus eram povos nômades, inicialmente viviam tribalmente na cidade de Ur, ao sul da Mesopotâmia, nesse período formados em comunidades tribais tendo como chefes os patriarcas.

Devido a conflitos locais, não aceitando a unificação da região, perseguidos fugiram da Mesopotâmia deixando a cidade de Ur,  em direção a Palestina, dirigidos por Abraão.

  O primeiro grande patriarca, isso mais ou menos, pelo ano 2000 antes de Cristo, ao encontro da terra prometida. O Patriarca teve que comandar diversas tribos semíticas também com conflitos internos entre elas.

Ao chegar à Palestina encontrou a chamada terra prometida por Deus, viveu ali, basicamente trezentos anos, até que no ano possivelmente 1750 antes da era  Crista.

 A  região foi abalada por uma grande seca, difundindo a mais absoluta miséria. O povo hebreu não teve opção, se ficasse a essa região morreria com a falta de alimentação.

Foram obrigados a emigrar para o Egito, com a finalidade de não morrer de fone, permaneceram lá por muitos anos, basicamente quatro séculos, sendo escravizados pelos  faraós.

Eles  tiveram uma vida dura de muito sofrimento e miserabilidade até conseguir a sua libertação fugindo da escravidão, durante o processo de volta a Palestina sofreram muito ao caminho do deserto.  

No ano 1250, conduzidos por Moises, eles conseguiram sair do Egito, voltando à antiga terra prometida à Palestina. No caminho de volta, desenvolve uma grande aliança, com Deus Iavé, formulada pela Tábua dos dez mandamentos, os princípios básicos do judaísmo.

O povo sempre entendia que quando afastava de Deus, recebia como forma de castigo a escravidão, motivo de ficar mais de 400 anos como escravos no Egito, entendia que eles tinham se afastado de Deus, funcionava dessa forma a mitologia religiosa.

  De volta a terra sagrada, tiveram que lutar contra diversas tribos, entre elas, podemos citar as principais, cananeus povo de origem também árabe, posteriormente os filisteus, tribo da mesma origem.

Essa luta durou pelo menos dois séculos, nesse período a forma de governo ainda não era organizada em forma de monarquia, mas por pessoas importantes na comunidade que cumpria a função de árbitros o que foi denominado de juízes.

 Nesse período as diversas tribos, não tinha uma estrutura política administrativa, um dos juízes mais famosos foi Sansão reconhecido pela sua força física e política, ajudou o povo hebreu vencer diversos conflitos com as tribos palestinas.

Devido às lutas internas tribais, como as externas com outros povos, ao longo dos anos, foram fundamentais à criação de uma organização política estatal, obrigando ao povo hebreu adotar a política cujo regime de governo, denominou-se de monarquia.

Poder absolutista e centralizado, com maior organização, desse modo estava mais bem preparado para lutar e vencer os árabes, principalmente a tribo dos filisteus.

O primeiro grande rei, cujo nome foi Saul, seu governo aconteceu mais ou menos 1010 antes de Cristo,  sendo substituído por Davi, que governou  basicamente  até ao ano 966. A monarquia nesse período ainda era rudimentar.

 Nesse período ficou famoso pelo fato que conseguiu  vencer em definitivo os povos  filisteu, antes travou grandes conflitos com  perdas significativas dos dois lados, em alguns momentos com vitórias de cada lado, do conflito.

Posteriormente em seguida, conquista a região da Palestina e tenta transformar a mesma em sua terra natal, quando antes não era.

 Estabelece  imediatamente uma política religiosa na terra recém-conquistada.   Com domínio da região da Palestina, os judeus fundou a cidade de Jerusalém como capital do reino.  

O sucessor de Davi foi o seu filho Salomão, conclui de forma política a organização da monarquia, seu governo foi do ano 966 a 926.

 Montou  um governo luxuoso cobraça de altos impostos, isso levou uma certa oposição interna ao seu governo, mas ele soube controlar muito bem os aspectos dos conflitos.

 Era  tido com um rei sábio e justo, respeitado pelo povo hebreu. Construiu o templo santo da cidade de Jerusalém, após sua morte, aconteceram muitos fatos políticos.

 Conflitos internos que levaram a divisão do poder político, a elite governante estava profundamente dividida por interesses particulares, o que foi um desastre para monarquia e, sobretudo para o povo hebreu.

Sendo os principais acontecimentos, conflitos entre as tribos judaicas, tornando inimigas entre si, o que levou a divisão do reino.

 Ao norte de Israel fundou uma nova capital, como se fosse dois países, cujo nome foi denominado de Samaria.   

Ao sul de Israel outra cidade, como capital Jerusalém, conhecido como reino de Judá. No ano 722 antes de Cristo, o reino de Israel foi conquistado pelos Assírios.  Sendo que no ano 587, o reino de Judá pelos neobabilônicos.  

O povo de Judá foi levado para Babilônia como escravo,  destruíram o templo da cidade de Jerulasém, o cativeiro durou até ano 538, quando os persas invadiram a Babilônia.

 Como  os judeus lutaram ao lado, após a tomada da região tiveram o direito de voltar novamente a terra prometida.

 No entanto a palestina continuou pertencendo ao império persa.  No período foi reconstituído novamente o tempo da cidade de Jerusalém.

Os hebreus tiveram uma relativa autonomia política  na Palestina por esse período, mas foram dominados por sucessivos povos, persa, macedônio, romanos.

 Pelo ano 70 depois de Cristo tentaram reagir à dominação romana, foram novamente massacrados e segundo tempo da cidade de Jerusalém foi destruído.

 A perseguição foi tanta, que o povo hebreu não teve como suportar dispersando para outras regiões do mundo.  

Sem país próprio e não suportando o domínio romano, isso na época do imperador Tido, os judeus dispersados formaram várias comunidades em diversas regiões, tendo como identidade própria à língua e religião.

 Dessa  forma manteve se unidos, formando um povo, mas jamais um Estado, o que veio acontecer apenas recentemente.

 Esse relato é uma breve história da origem e evolução dos povos semitas que constituíram se  em povos hebreus, da qual o ocidente deve como herança o cristianismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.