A atuação dos cirurgiões bariátricos é fundamental para melhorar a saúde de pacientes com excesso de peso e para os quais outros métodos são ineficazes.

Neste texto, você vai conhecer os dois tipos de cirurgias mais indicadas por esses profissionais, quais as técnicas utilizadas e como escolher o melhor cirurgião. Confira!

Quais os tipos de cirurgias realizadas por cirurgiões bariátricos?

Após uma extensa avaliação clínica e psicológica, que inclui uma longa lista de exames, os cirurgiões bariátricos podem indicar a realização da cirurgia bariátrica.

Dependendo do caso, há dois tipos que são comumente escolhidos.

Bypass

Os cirurgiões bariátricos podem indicar o bypass gástrico, que é o tipo de cirurgia bariátrica mais realizada no mundo. Seu sucesso deve-se ao fato de que o método é estudado há mais de 60 anos e apresenta resultados impressionantes. Os pacientes submetidos ao procedimento costumam perder até 80% do peso corporal.

Além disso, o Bypass gástrico abrange dois mecanismos de ação: a remodelagem do estômago, reduzindo-o a 20 ou 30ml de capacidade; e a realização de um pequeno desvio intestinal.

Dessa forma, o estômago recebe menos comida e o paciente sente-se saciado mais facilmente. Já o desvio intestinal estimula uma maior produção de hormônios e deixa o organismo menos resistente à insulina. Por isso, o procedimento é usado para controle e remissão da diabetes tipo 2.

Sleeve

O sleeve ou gastrectomia vertical consiste na retirada de boa parte do estômago, reduzindo-o a um tubo com capacidade entre 80 e 100ml. Na cirurgia, também é retirado o fundo gástrico, o que faz com que o paciente deixe de produzir a grelina, substância que induz o apetite.

Esse método tem ganhado mais espaço nos últimos tempos, pois a perda de peso é mais gradual e quase tão eficiente quanto no bypass. Estima-se que o paciente perca de 30 a 40% do peso inicial só no primeiro ano após a cirurgia.

Outra vantagem desse procedimento é que ele pode ser convertido para um bypass gástrico, se for necessário.

Lembrando que, independentemente do método escolhido, o sucesso das cirurgias depende da atuação de bons profissionais e da disciplina do próprio paciente após o procedimento.

Como cirurgiões bariátricos realizam o procedimento?

Os cirurgiões bariátricos têm implementado métodos cada vez menos invasivos e mais seguros para o paciente, diminuindo os riscos de quaisquer complicações.

Mas, a técnica a ser utilizada vai depender da avaliação médica, do tipo de cirurgia indicado e também da tecnologia disponível no local em que o procedimento será realizado. Atualmente, há três métodos principais, sobre os quais falaremos abaixo.

Cirurgia aberta

A cirurgia aberta, como o próprio nome sugere, acontece por meio da abertura da cavidade abdominal. É um procedimento mais invasivo, com uma recuperação mais lenta. Porém, a eficácia é a mesma de outros métodos.

Cirurgia laparoscópica

Em uma cirurgia laparoscópica, os cirurgiões bariátricos acessam o abdômen do paciente por meio de pequenos orifícios em que são introduzidos os instrumentos e um endoscópio com uma pequena câmera.

O cirurgião manipula os equipamentos diretamente, enquanto visualiza a região em um monitor.

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica segue o mesmo conceito da laparoscópica, com os instrumentos cirúrgicos sendo inseridos por meio de pequenos orifícios. A grande diferença é que esses instrumentos são conectados a um robô que é controlado à distância pelo médico.

Um auxiliar fica presente ao lado do paciente para fazer qualquer ajuste, enquanto o cirurgião visualiza o procedimento em um visor com imagens em 3D.

O que avaliar na hora de decidir entre cirurgiões bariátricos?

Há muitos cirurgiões bariátricos em atuação, mas na hora de fazer a escolha, o paciente deve ficar atento às credenciais do cirurgião e de sua equipe, pois esse tipo de procedimento pede o envolvimento de diversos especialistas.

Sendo assim, é importante observar os seguintes pontos:

Verifique se o profissional possui certificados que atestem sua competência na área. Ele também deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM);

Observe se o cirurgião bariátrico tem qualquer problema com instituições, como o Conselho Regional de Medicina e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões;

Procure por profissionais que tenham experiência e atuação constante na área, sempre envolvidos em publicações e na realização de treinamentos;

A equipe multidisciplinar é fundamental para o sucesso do procedimento. Então, verifique as credenciais de cada membro e se eles atuam bem em equipe;

Ouça opiniões de outros pacientes.

Com essas dicas, a busca por profissionais capacitados será mais simples e o paciente vai se sentir mais seguro.