Gostaria de compartilhar uma palavra que se encontra no livro de Daniel, capitulo três. Trata-se de uma mensagem bem conhecida, onde três jovens são desafiados em sua fé, para dobrar o joelho e adorar uma imagem de escultura, construída  pelo então poderoso rei Nabucodonosor quem não adorasse a imagem seria lançado na fornalha Bem o que me chama a atenção é que se analisarmos a historia de vida destes jovens, logo se vê, que sempre foram exemplos na fé, santidade, dedicação na vida espiritual e secular, porem isto não impediu de uma fornalha surgir em suas vidas. Pensem comigo. Por que surgi fornalhas em nossas vidas, lógico que na real atualidade que vivemos ninguém é lançado em uma fornalha por crença religiosa, pelo menos no Brasil é assim. Mas em nossas vidas também não é diferente sempre surgem fornalhas, digo adversidades, ou uma crise financeira ou doenças. Mas por que surgem as adversidades? Gostaria de meditar sobre esta ótica. Tem momentos que sofremos. Por Que:

Cinco motivos que o Senhor permite que a fornalha venha sobre nossas vidas.

1-  motivo:  O senhor requer que entremos na posição

  

O senhor nosso Deus, nos criou com um propósito, sermos santos e fieis aos seus propósitos. Mas tem momentos que nos esquecemos disto e simplesmente queremos viver do nosso jeito. Ignoramos a nossa chamada, os propósitos de Deus. Exemplo disto vemos o profeta Jonas. O Senhor o havia comissionado para viajar para Nínive e pregar a li a mensagem do senhor, mas movido por seus sentimentos, ele resolve entrar em navio e viajar para cidade de Tarcis. Acredito que você conhece a historia, o mar ficou bravio, o navio quase veio a pique, outras pessoas começaram a sofrer por um homem estava fora da posição. Depois disto ele foi lançado no mar e um peixe o engoliu, e no ventre do peixe El orou ao senhor, certamente ali havia somente escuridão, medo , e certeza da morte, pode se dizer que figuradamente era um tipo de fornalha. O senhor estava permitindo esta adversidade na vida de Jonas, para o profeta tomar posição. Não sei como encontra sua vida com Deus. Mas quem sabe é hora de ter mais intimidade com o senhor e seguir o exemplo de Jonas, ore mesmo que você esteja dentro da fornalha. Nosso Deus é poderoso, grande em misericórdia.  Então o peixe vomitou Jonas na praia, a fornalha passou, mas primeiro foi necessário entrar na posição, no centro da vontade de Deus.

2-  motivo:  Simplesmente percurso natural da vida.

 

Algo que temos e devemos  compreender, é que nossas vidas foram afetadas profundamente , quando Adão e Eva pecaram ali no paraíso. Encontra-se no livro de Genesis capitulo três. A terra foi amaldiçoada, entrou à morte, a doença, o nosso corpo carnal passou a sofrer as conseqüências da desobediência.  E não adianta ser Cristão. A crise vem para todas as pessoas, ninguém ta isento de enfrentar adversidades. Da mesma forma que a morte atinge o ímpio, ela também atinge o Cristão. Lógico que nós os cristãos temos o espírito Santo conosco nos fortalecendo e consolando, intercedendo com gemidos inexpressíveis a nosso favor. Prova bíblica disto vemos o Senhor Jesus dizendo em Mateus capitulo sete, versículo 24 em diante. Falando que aquele que ouve a palavra e pratica é semelhante a um homem prudente, que construiu a casa, sobre a rocha; porem o que ouvi a palavra e não pratica é semelhante aquele que construiu a casa sobre a areia. O senhor diz que veio a chuva, a enxurrada sobre as duas casas. A crise veio para os dois homens. Então meu amado a crise, a fornalha vem para todos. A diferença está basicamente é que o cristão está fundamentado em Cristo. Então você pode argumentar que a enfermidade não pode vir sobre o cristão? Será Paulo diz para Timóteo tomar um pouco de vinho, referente a enfermidade que tinha no estomago.  Em 2 Reis 13 ver. 14 Narra  que Eliseu, , ficou doente de uma enfermidade e morreu. Ele tinha porção dobrada de Elias. Más nosso corpo está fadado a padecer, não importa, temos certeza que nada nos separa do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Mesmo que venham enfermidades, morte, crises. Temos certeza que o nosso Deus, sempre está conosco, nos fortalecendo, nos amando. Ele supre todas as nossas necessidades.

 

3-  motivo:  Simplesmente conseqüência de nossas escolhas.

 

 

. Existe “um ditado popular, onde diz:” “que somos livres para fazermos nossas escolhas, porem escravos delas.” Tem momentos que a adversidade vem sobre nossas vidas por conseqüência de nossas escolhas. Não adianta plantar pepino e querer colher tomate. Quem planta vento colhe tempestade.  Então você vai me dizer irmão, o nosso Deus é misericordioso. Amem é verdade, o senhor sempre nos perdoa, mas lembre-se o diabo trabalha nas conseqüências do pecado.  Exemplo disto vemos o rei Davi pecando com a esposa de seu capitão Urias. O senhor manda o profeta Natan, o repreender, e diz que o senhor o perdoou porem a espada iria vir sobre sua casa. Para entendermos isto, gostaria de narrar sobre uma irmã da igreja que congrego uma benção, fogo puro na igreja. Um dia fui à sua casa, conversar com seu esposo, e no portão escutava a irmã falando palavrões cada um mais pesado que o outro, seu marido me disse: o irmão não liga, minha esposa ta nervosa. Quem sou eu para julgar os outros.  Mas pense nos vizinhos ouvindo aquelas palavras. A irmã certamente depois se acalmou pediu perdão e lógico, Deus a perdoou. Mas imagine os vizinhos, se um dia a vissem na rua levando a bíblia poderiam comentar tem uma boca muito suja, crente só de aparência. Ou seja, o diabo trabalha nas conseqüências do pecado.  Mesmo o senhor perdoando, o diabo vai continuar usando as pessoas para falar do pecado. Mas em atos capitulo 27, o apostolo Paulo vai advertir o centurião. Sobre suas escolhas, pois traria, conseqüências sobre o navio, a carga, e até para as vidas das pessoas. Quando fala de navio. O que é um navio, uma embarcação que geralmente carrega famílias, tem escolhas que fazemos  que atingem nossa família. Quando fala de carga, já que este navio estava carregado de trigo, diz respeito a conquistas, finanças, têm escolhas que atingem nossas conquistas nossas finanças. E  também tem escolhas que atingem nossa vida física e espiritual. Poderia dar vários exemplos sobre este tópico, mas não quero ser cansativo e perder o foco. Exemplo disto vemos a escolha de Adão, escolheu desobedecer e perdeu a intimidade com Deus, a família, perdeu o lugar no paraíso a conquista e depois morreu, perdeu a vida.

 

4-  motivo:  Para que venhamos a ter experiências com Deus.

 

Às vezes sofremos, a fornalha vem sobre nossas vidas para aprendermos a ter experiência com Deus. Vemos claramente na vida de Moises naquele deserto. Quanto sofrimento, quantas fornalhas, porem sempre o senhor surgia com o escape. Teve momento que não tinha água, mas o senhor surpreendeu tirando água da rocha, teve momento que o mar estava a frente, mas o senhor surpreendeu abrindo o mar e muito mais aconteceu.  Temos que amadurecer e nos firmarmos em nosso Deus. A fornalha serve para termos experiência com nosso Deus.  Pedro vivia da pesca e durante toda a noite usando seu conhecimento nada pescou, mas no outro dia surgiu o senhor entrou em seu barco. Ministrou uma palavra poderosa e depois disse Pedro lance à rede. E Pedro falou tentando pescar toda a noite nada apanhei, mas por que manda, lançarei a rede segundo a sua palavra.  A fornalha veio para Pedro ter experiência com Deus. Amado não é na nossa forca ou no nosso conhecimento. Mas é pelo poder da palavra do senhor nosso Deus.

5-  motivo:  Para beneficiar outras pessoas.

Às vezes sofremos, a fornalha vem sobre nossas vidas, para outras pessoas serem beneficiadas e enxergarem que existe um Deus todo poderoso que trabalha a favor daqueles que nele esperam. Exemplo disto vemos os jovens na fornalha, o senhor permitiu a fornalha, para manifestar o seu poder naquele mundo pagão. Eles deveriam enxergar através daquela fornalha, que existe um Deus todo poderoso, que salva e que cuida. Amado quem sabe você esteja no meio de uma fornalha, mas fique firme o mundo tem que enxergar que você serve um deus poderoso. Mas, o maior exemplo: enxergamos na vida de Jesus foi levantado naquela cruz, sofreu, foi humilhado não merecia aquele castigo, aquela fornalha. Mas Deus permitiu este sofrimento para nos beneficiar. Aquela fornalha na vida de Cristo foi para beneficiar a humanidade inteira, o mundo foi reconciliado naquela adversidade, naquela fornalha.  

 

Finalizando: lembrem-se os jovens não tinham garantia de nada, e nós também não temos. Mas nada nos separa do amor de cristo. Nem mesmo a fornalha. Se tivermos disposto a colocar Deus em primeiro lugar, então quem estiver em nosso redor, irão se maravilhar e verão a Deus à medida que passarmos pela fornalha. Pois o quarto homem está conosco em todo o tempo. Fique com Deus e que a paz do senhor esteja em seu coração. A fornalha vai passar melhores dias estão a caminho. A alegria está chegando o senhor vai mudar o decreto e vai te galardoar. Amem

 

acesse meu canal no youtube fruticando na palavra  Pr. Adailton Cruz.