RESENHA: Ciência na Historia

 

Por: Prof. Francisco Carlos

 

CIÊNCIA NA HISTÓRIA

Para podermos discutir de forma concreta o contexto da ciência na história, precisamos buscar todo um apoio textual e literal, dentro dos conceitos filosóficos, mesmo sabendo que a discussão filosófica não prima pelas ciências sociais, que hoje muitos pensadores utilizam como forma de avalizar seus discursos. Sabendo da importância do discurso filosófico dentro da questão do tempo e espaço é que pretendemos ter uma definição mais voltada ao conceito de verdade dos fatos, mesmo que saibamos que a verdade sempre é subjetiva, e também depende do ponto de vista, do contexto temporal e espacial e principalmente que a verdade não tem um conceito absoluto, ou seja, pode mudar de acordo como o contexto em que for desenvolvida.

Buscando analisar este fato de forma a termos uma isenção, é que percebemos que a subjetividade que falamos é inerente ao sujeito, o que por si só já mostra que na apuração ou entabulação da verdade histórica, esta contaminada com a realidade do sujeito que produz ou que busca produzir a história, sempre com base em pesquisa, relatos ou documentos. Embora a legitimidade do pesquisador possa dar o aval necessário, ainda assim esbarramos em algumas questões que nos remetem a subjetividade e parcialidade da produção, então como resolver esta questão? Segundo Reis:

a história não pode negar que precisa sustentar duas exigências que se excluem

produzir enunciados verdadeiros e admitir a relatividade de suas proposições”

 

Como forma de solucionar esse impasse o pesquisador no curso de seu trabalho precisa produzir hipóteses, que possam ser comprovadas para conseguir legitimar a discussão e conclusão, muito embora de um pesquisador para outro, mesmo que trabalhando o mesmo tema, possam chegar a conclusões distintas e até antagônicas, mesmo assim uma posição não inviabiliza a outra, pois é esta base que projetada no futuro da história, estará mudando este dito conceito de verdade histórica, ou seja, a verdade não é absoluta, pois a própria história se encarrega de derrubar e modificar conceitos.

 

BIBLIOGRAFIA

REIS, José Carlos

História & Teoria:historicismo, modernidade, temporalidade e verdade/ José Carlos Reis. – 3 ed. – Rio de Janeiro : Editora FGV, 2006.