Minas Gerais é o estado com o maior número de municípios do país e possui uma uniformidade geográfica, sem abrir mão da diversidade, incrível. Pedalar por cidades bucólicas, pequenas vilas rurais e estradas vicinais de asfalto e terra é algo formidável para quem leva o ciclismo mountain como um esporte. Trilhas maravilhosas com cachoeiras e corredeiras são comuns dentro de Minas Gerais.

 

Tentamos selecionar as melhores trilhas no meio de tantas. O enfoque da escolha está voltado tanto para ciclistas com um pouco mais de sagacidade e experiência quanto para ciclistas iniciantes. Não que ciclistas amadores não possam, mas só será possível se bem acompanhado em grupos que tragam outras aventuras na bagagem. A comunidade dos ciclistas é unidade e, portanto, caso esteja procurando um grupo para realizar expedições pelo estado de Minas Gerais não encontrará muita dificuldade em encontra-los.

 

Procuramos dividir em duas partes para poder comtemplar a maior parte dos praticantes do esporte, sendo:

 

  • o dentro da cidade de Belo Horizonte está direcionada ao maior publico amador no ciclismo.

 

  • os percursos do estado, voltados para ciclistas com uma experiência superior e grupos formados.

 

 

Dentro de BH

 

#1 Parque Municipal das Mangabeiras

 

O parque Municipal das Mangabeiras é um dos parques que preserva uma gigantesca área de fragmento florestal. Contendo uma das maiores biodiversidades, tem como autor de seu projeto paisagístico o renomado Burle Marx. Conta com 2,3 milhões de metros quadrados de mata virgem.

O bacana é para iniciantes ciclistas de mountain, que podem utilizar as trilhas para poder desenvolver sua habilidade dentro de terrenos sinuosos e complexos. O contato com a área verde é o que faz o diferencial de estar no Parque Municipal das Mangabeiras, enquanto estás lá dentro esquece que estás em uma cidade monumentalmente recheada de concreto e com uma arborização urbana precária.

 

Poder desenvolver suas pedaladas dentro de um ambiente onde é possível interagir com animais silvestres e com um clima muito diferente do centro da cidade, proporciona ao ciclista uma lavagem da alma. Este parque é interessante também para quem não consegue desvencilhar de filhos pequenos, pois possui pistas de skate e quiosques onde sua família pode divertir-se enquanto pratica seu esporte favorito.

 

#2 Parque Ecológico da Pampulha

 

Com o nome não tão usual de Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, o parque Ecológico da Pampulha dispõe de aluguel de bikes e atividades para toda a família. Para você que ainda não decidiu se o ciclismo é mesmo o seu esporte favorito, mas só de pensar já te causa um furor, teste passar um final de semana com sua família, pegue uma bicicleta e saia pedalando sem rumo pelo parque.

 

O parque também disponibiliza que leve a sua, mas para atividades de ciclismo em grupos é bom realizar um agendamento prévio em dias de semana, sendo que é aberto ao publico de sexta a domingo.

 

Interessante é como eles fazem a promoção da consciência no local onde-se alugam bikes (que por sinal não são poucas, possuindo 31 bikes a disposição). Eles fazem uma instrução para a conscientização do uso de equipamentos de segurança para a prática do esporte, assim introduzindo quem não conhece a todos os equipamentos básicos.


Essa ideia é inspirada no “Plano das Bicicletas Brancas” realizado na Holanda em 1968. Este plano consistia em distribuir bicicletas brancas para o uso publico da população, incentivando o uso e a devolução nos locais indicados. Alguma semelhança com o sistema de aluguéis? Toda, o detalhe é a gratuidade dentro de uma comunidade consciente, o qual a população mineira caminha a passos largos para tal.

 

#3 Parque Ecológico Lagoa do Nado

 

O parque Ecológico Lagoa do Nado tem funcionamento todos os dias, das 8 as 18 e possui várias atividades dentro do parque. Interessante para ciclistas são as trilhas de mountain bike, que trazem um contato direto com a fauna e a flora mineira, desmistificando a possível deficiência da cidade em relação à biodiversidade. Para ciclistas experientes, o parque possui chuveiros para que você desenvolva seu esporte e vá para casa trocado e de banho tomado.

 

Para quem gosta de praticar seu esporte em família, o Parque Ecológico Lagoa do Nado oferece uma estrutura interessante em sua pista, com tipografia plana e fácil percurso até para crianças. Depois da sua atividade o parque conta com lanchonetes, bibliotecas e até uma lagoa natural para realizar um delicioso pic-nic.

 

Vale a pena conhecer este parque, seja você um ciclista amador ou um mais experiente, que pedale sozinho ouem grupos. O Parque Ecológico Lagoa do Nado também conta com um bosque gigantesco e maravilhoso, que fará você esquecer que estáem plena Belo Horizonte.

 

Os parques tradicionais da cidade, como o Parque Ecológico da Pampulha, o Parque Municipal das Mangabeiras e o Parque Ecológico Lagoa do Nado são percursos destinados mais a ciclistas que procuram sua aventura diária e não desafios mais longos, isso não quer dizer que o estado de Minas Gerais não está repleto de vias para ciclistas experientes.

 

Apontamos agora caminhos com um nível de complexidade superior, percursos para serem desenvolvidos em grupo e com distâncias longas.

 

3 melhores percursos no estado de Minas Gerais

 

#1 Serra da Canastra

 

O início da interessante trilha dentro da Serra da Canastra se localiza em Sacramento – MG e conta com 75 quilómetros até a nascente do Rio São Francisco, conta com uma natureza exuberante e um desafio incrível de dois a três dias ida e volta para quem procura um desafio extremo.

 

A Serra da Canastra propõe a quem a percorre uma das vistas mais lindas de todo o cenário nacional. O caminho não é nada inóspito, mas isso depende de quão habilidoso é em terreno de terra. Pense em levar material de acampamento e aproveitar uma noite incrível na beira do rio.

 

Não é indicado realizar este percurso sozinho ou em duplas, procure um grupo não tão pequeno, para que possa distribuir bem o peso e aliviar a carga de todos de uma forma geral. Não esqueça que é fundamental contabilizar a hidratação e suplementação para não levar recursos a menos e nem peso a mais.

 

#2 Trilha Jacu Encantado

 

Localizadoem Ouro Preto– MG, a trilha do Jacu Encantado é circular e contem em sua maioria pista de terra. A elevação e declive do percurso são intensos, portanto prepare seus freios e seu câmbio. A trilha possui 42 quilómetros e o terreno não proporciona uma boa aderência dos pneus à estrada.

 

Aproveite para apreciar a natureza e aproveitar as cachoeiras existentes no percurso. Pelo caminho você passa pela Floresta Estadual do Uaimií, pelo distrito de São Bartolomeu, pelas bordas do Rio das Velhas e por trechos da Estrada Real.

 

Extremamente desafiador até para os mais experientes ciclistas de mountain, pois quem não respeita a estrada acaba caindo nos mata-burros bem localizados nas descidas do percurso. Atenção e respeito à estrada ok?

 

#3 Serra da Moeda

 

Beirando os pés da Serra da Moeda, existe uma trilha circular com mais de 49 quilómetros de percurso. Com uma parte de 8 quilómetros em asfalto e o resto em terra, a paisagem e a diversidade de itens dentro do percurso impressiona.

 

Passando por sinuosas estradas de terra, riachos, inúmeras cachoeiras, túneis, ferrovias e muito mais coisas que até cansa de tentar detalhar por aqui. A vista só não é mais interessante que a estrada e grupos pequenos ou até duplas podem se aventurar pela Serra da Moeda sem maiores complicações.

 

A vegetação de entre mata atlântica e cerrado complementam-se em uma paisagem que só Minas Gerais podem proporcionar para você.

 

Cuidado com sapatilhas e pedais clip exclusivos, pois tem trechos do percurso onde se deixa de lado a bike e terá que realizar caminhada. Caso a sua sapatilha seja de pino alto, procure levar um tênis para revezar.

 

Também existem localidades onde a trilha é constantemente tomada pela vegetação, o que irá forçar o ciclista a novamente descer da bike e continuar somente caminhando e empurrando sua companheira. A sombra se faz presente em aproximadamente metade do percurso, o que é bom, considerando ser área de mata e mesmo em lugares expostos o clima proporcionar um ambiente agradável.

 

Trilhas Gerais

 

Minas Gerais poderia facilmente chamada de Trilhas Gerais, dado a quantidade de trilhas conhecidas e a possibilidade de novos caminhos serem traçados.


O artigo procurou fazer uma mistura entre caminhos para iniciante dentro da cidade e para aventureiros fora. Por ser um estado gigante, Minas Gerais proporciona desafio nos mais diversos níveis, e por ventura, percursos com os mais variados tipos de terreno e sinuosidade.

 

Como todo bom ciclista, a preparação para os desafios maiores é fundamental para que uma trilha de belezas não vire uma dor de cabeça. Por conter muitas áreas de cascalho, procure manter a manutenção e as peças de reposição em dia, cuide bem da sua hidratação e suplementação e não se esqueça de levar uma câmera para registrar a natureza incrível que estes caminhos te proporcionam. Boa aventura!

 

Se você gostou deste artigo, veja mais em www.bikeloko.com.br/dicas.