Chuva: Privilégio para poucos

Por Vinicius D' Amato Vaz | 27/11/2014 | Ambiental

Esse foi um ano no qual muitos estados sofreram bastante com a seca. Esse problema já nos acompanhava já há algum tempo mas especialmente em 2014, ficou claro que as dificuldades aumentaram e o que antes era tido como precaução, estamos no acostumando a ter como obrigação para garantir a água de para os próximos dias. Mas pensando assim tem gente que pensa que toda a situação está crítica e o que podemos dizer é que está sim complicada.

O Brasil é tido como um país que vai muito bem quando o assunto é relacionado ao meio ambiente e, principalmente, a água. Um exemplo muito fiel sobre a importância dos patrimônios brasileiros em meio aos olhares do resto do mundo, é a floresta da Amazônia que é considerada como uma das maiores reservas naturais, e por isso percebemos todo esse interesse político dos grandes países em se envolver em meio a projetos com ela.

O rio Amazonas também é uma enorme referência para o país, já que possui o título de “maior rio do mundo”, tanto em extensão como também em volume de água. Mas voltando a nossa realidade atual, parece que nenhum desses fatores consegue mais fazer a diferença, porque os problemas com água só aumentam.

População

Talvez seja errado ter como verdade absoluta que o problema com a falta de água que estamos enfrentando está somente nas mãos da sociedade, mas sem dúvidas nenhuma ela é sim uma parte bastante culpada por não se conscientizar de seu uso e adotar, de certo modo, a água como um patrimônio inesgotável do planeta, e principalmente de nós brasileiros.

a-falta-de-agua-vem-atingindo-todo-mundo.

São Paulo que é popularmente conhecida com a “Terra da Garoa”, já está pensando em trocar de nome, já que a cidade vem sofrendo com uma das temporadas mais secas que seus habitantes já sofreram.

O que parece, é que agora mais para o fim do ano as coisas melhoraram um pouquinho e pelo menos o ar já não está mais tão prejudicado como antes, já que o tempo começou a melhorar um pouco no aspecto de humidade e chuva. Talvez ainda falte um interesse maior da sociedade em se sensibilizar e evitar que a situação piore, porque se as coisas continuarem assim a expectativa é de que tudo só piore com o tempo.

Governantes

Uma alternativa de emergência que pode ser pensada e já é utilizada em alguns lugares, é realizar o processo de dessalinização que utiliza membranas de osmose reversa como um dos principais fatores para tratar essa água, além de serem usadas para realizar outros procedimentos (inclusive medicinais). Essa alternativa não tem muita força, por se tratar de um processo caro e que também leva algum tempo para apresentar resultados expressivos, mas com a situação ficando cada vez pior, essa pode ser a solução de tudo.

processo-de-dessalinizacao.

O governo é a parte envolvida que tem como resolver toda a situação, com uma série de atividades que podem ser feitas para que o problema com o água não seja mais lembrado. De princípio, reeducar a população é uma boa ideia que deve ser bastante considerada, uma vez que temos um costume de consumir água com um excesso muito maior se comparado a grande maioria das outras nações.

E uma grande ideia que as autoridades já vem tomando, que é promover campanhas que incentivem a população a não consumir tanta água durante o mês para receber descontos na conta do fim do mês. Mas isso é só o início tamanho imensidão do problema com nossas represas, e também a punição para quem exagerar deve ser um pouco mais pesada. Mas o mais importante, é que começamos a desenvolver maneiras de substituir o uso para a água que desce do ralo sem que haja um reaproveitamento para outras funções, e assim começar a resolver toda crise que enfrentamos.