Estamos estudando o contexto das grandes navegações e principalmente as ações dos portugueses, onde compreendemos as razões que fizeram este país ser pioneiro nesta saga.

         Obviamente que para nós, estes acontecimentos estão muito ligados, entretanto, passou do momento de abolir de nossa mente que foram os portugueses que ‘descobriram o Brasil’. Na verdade, meus caros alunos, quando utilizamos o termo ‘descoberta’, de certa forma, endeusando os portugueses e não colocamos os índios como ‘seres humanos, portanto, precisamos compreender o episódio de 22 de abril de 1500, como um encontro de duas civilizações distintas, branco europeu e indígenas brasileiros. Quanta curiosidade não teve das duas partes, entretanto, na saga dos portugueses, havia muito desejo de riqueza e prosperidade, neste sentido o episódio que estamos estudando, deve ser entendido como uma invasão, assim como ocorreu com Colombo quando chegou à América em 12 de outubro de 1492 (que para os espanhóis foi considerado a descoberta do paraíso ($$$$)).

         Fica posto que quando Cabral chegou a nossas terras, não se tratou de ‘descoberta’, mas sim de um encontro, seguido de invasão, domínio e foi onde iniciou a triste história que perdura até nossos dias.

         Pense nisto, caro aluno, reflita a respeito de nossa História e comece a desenvolver seu lado cidadão. Observe como estão vivendo os índios nos dias atuais e você começará a perceber o quanto quem escreve a história deste país tem cometido injustiça com os mais excluídos de nossa sociedade.

         A HISTÓRIA É VIVA, MAS PRECISA SER ESTUDADA POR QUEM TEM SENSIBILIDADE E PERCEBE AS INJUSTIÇAS COMETIDAS NESTES DITOS MAIS DE ‘500 ANOS’ DE TRAJETÓRIA ENTRE O DOMINANTE E DOMINADOR.