Coisas do Espírito

Existe uma multidão enorme de pessoas que pensam poder buscar razão para ter Fé em Cristo, mas como compreenderão se não conseguem discernir as coisas Espirituais?

As coisas do Espírito não podem ser alcançadas pela razão humana em sua plenitude, pois sempre haverá a barreira da limitação humana. Não que não se possa chegar a entender que Deus de fato existe por meio do processo mental e natural, mas até aí a pessoa não chegou à compreender as coisas do Espírito, pois essas coisas parecem loucura ao homem natural. É como o homem que olha para o céu e tenta ver Venus a olho nú, ele só verá um brilho e mais nada, mas se ele olhar por meio de um telescópio aí sim poderá ver detalhes que antes estavam encobertos.

O ser humano natural não tem o telescópio divino, que só tem aquele que é nascido de novo, aquele que é espiritual, ou seja, aquele que recebeu Jesus em sua vida e a partir daí, nasceu espiritualmente para Deus. Esse é o telescópio divino no interior do ser humano novamente nascido!

Se eu disser que tive uma experiência espiritual com Deus e tive uma visão de algo que Deus me revelou, isso vai soar como loucura para aqueles que são naturais, portanto, não nascidos de novo. (Devemos entender como "natural" a pessoa que que ainda não nasceu no espírito e que mantém um relacionamento com o Espírito de Deus, conforme Romanos 8.16 relata).

Uma pessoa novamente nascida, espiritual, consegue discernir tudo tanto no plano material como no espiritual, mas o natural não consegue entender essas coisas, pois elas se discernem espiritualmente!

Quem chega a esse nível de compreensão pode chegar mais longe nos entendimentos e na sabedoria, até ao ponto de ter a Mente de Cristo!

O apóstolo Paulo em sua primeira Carta aos Coríntios, (2.14 ao 16), nos fala sobre esse importante fato:
"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas, o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a Mente de Cristo".

Isso é o mesmo que dizer: "Temos a Mente do Criador!"