PROJETO DE UNIFICAÇÃO DOS COMANDOS DAS POLÍCIAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Data: 24.11.2010, horário: 14:15 horas:   

Estava viajando da cidade de Joinville para Fraiburgo e resolvi ligar para o Delegado Julio Teixeira (por meio do aparelho celular do Escrivão Nilton Sché Neves) que pontamente atendeu a ligação. Logo no início da conversa Julio foi afirmando:

- “Vai ficar tudo para o final de semana. O importante é que eu fui chamado. Mas, vai ficar tudo para o final de semana, temos que aguardar, qualquer coisa eu tenho o teu número e te ligo, fica tranquilo...”.

Interrompi:

- “Eu estava conversando com o Dirceu aqui em Joinville e ele citou o nome do ‘Grubba’, tais sabendo de alguma coisa?”

Julio respondeu:

- “Não tem nada meu irmão, como te disse ficou tudo para ser decidido neste final de semana. Em todas as conversações o teu nome sempre é citado. Tu podes ficar tranquilo que no momento que ficar tudo definido e o Colombo me chamar você não vai ser o segundo, terceiro... Você é prioridade, será o primeiro a ser chamado. O plano é aquele nosso de mil novecentos e noventa e oito. Apesar de terem passados mais de dez anos o plano é aquele mesmo, claro que vai precisar algumas adequações...”.

Interrompi:

- “Bom, nisso tu tens razão, imagina, hoje eu tenho uma visão muito mais amplificada da corregedoria, dos concursos na Polícia Civil...”. Julio interrompeu: “Claro, claro, mas vamos aguardar o final de semana que eu tenho o teu número aqui e te ligo...”.

Data: 26.11.2010, horário: 14:10 horas:

Estava no centro da cidade de Lages, especificamente, na Lanchonete “Julius”, preparando meu retorno para a Capital e recebi uma ligação do Delegado Natal, ansioso por saber de novidades. Durante o curso da conversa fiz um relato sobre o teor da última conversa que tive com Julio Teixeira e as perspectivas em termos de nomes... Aproveitei para relatar para o Delegado Natal que tinha conversado com Julio Teixeira e o compromisso que estava de pé era reapresentar o projeto da “Procuradoria-Geral de Polícia”. Natal pareceu esperançoso, porém, tive que jogar balde de água fria:

- “Bom, tu sabes como é que é política, não dá para contar com nada, tudo tem que ser discutido e depende de muitas variáveis, mas vamos ver...”.

Natal deu a impressão que concordou com meu raciocínio:

- “Tens razão, não dá para se ter certeza de nada, vamos fazer uma torcida para dar certo, para o Julio chegar lá... Mas que bom que a coisa está se encaminhando...”.

Horário: 21:30 horas:

Estava na Academia da Polícia Civil (Florianópolis), atendendo a um convite da Delegada Mônica para ministrar uma palestra para alunos policiais civis no curso de formação (Agentes, Escrivães e Delegados), a fim de falar sobre História da Polícia Civil. No final não pude me conter e deixei minha mensagem sobre desafios para o futuro da instituição. Aproveitei, também, para fazer um relato sobre as conquistas do sistema de entrâncias para os Delegados (fim de designações de PMs para dirigir Delegacias de Polícia, mitigação das ingerências políticas nas lotações e remoções de policiais, racionalidade na distribuição e conquista de lotações e movimentações funcionais...) e, da importância de se incrementar um projeto que criasse um órgão forte como a “Procuradoria-Geral de Polícia” e o segundo grau na carreira de Delegado (Procurador de Polícia), sobremodo, da necessidade de se criar mecanismos de motivação para os policiais civis crescerem na carreira, a partir de uma mudança nas regras de concurso e melhorias salariais. No final, mencionei que a independência institucional poderia ofertar melhores condições de se atender as reivindicações dos policiais civis.

Data: 27.11.2010:

Enfim, os jornais publicam o nome do novo Secretário de Segurança Pública: Promotor de Justiça Cesar Grubba, sim, bem aquele o do caso do “Bordel” de Joinville... Logo que vi a notícia lembrei da conversa que tive com o Delegado Toninho e depois com o advogado Rafael que acertou na tampa, além de Dirceu Silveira. De início uma ponta de desapontamento com essa indicação, mas certamente que Grubba saiu muito fortalecido politicamente perante segmentos do PMDB no caso de “Joinville”...

Data: 29.11.2010, horário: 10:00 horas:

Estava na Corregedoria da Polícia Civil e o Delegado Natal me ligou querendo saber das novidades, e o assunto da hora era “Grubba” na SSP. No curso da conversa Natal perguntou se Julio Teixeira seria o novo Delegado-Geral da Polícia Civil. Respondi que era possível, muito embora até aqueles dias não soubesse informar se seu projeto político era pessoal ou institucional. Natal questionou que se fosse pessoal estaríamos cometendo erros passados recentes, tipo: Thomé, Maurício...  Lancei uma indagação:

- “Só o futuro dirá Natal...!”  

Horário: 15:30 horas:

Tinha acabado de realizar uma audiência de ouvida de testemunha na Corregedoria da Polícia Civil, e aproveitei o momento para conversar com as Delegadas Ester Fernanda Coelho e Sandra Andreatta sobre os últimos acontecimentos envolvendo a escolha do novo Secretário de Segurança Pública. Perguntei se realmente “Grubba” iria ser a “bola da vez”, conforme divulgado pela mídia. Ester faz algumas revelações interessantes:

- “O Julio tá puto da cara porque a ‘PM’ vetou o nome dele. Os Oficiais não querem um Delegado e apresentaram o nome do Gercino (Procurador-Geral de Justiça). O Nilton (Sché Neves) não gosta de Delegados, é um ‘f.’, faz um alarde pra todo mundo do que acontece, qualquer coisa que ele fica sabendo telefona... Eu já disse para o Julio tomar cuidado com ele. O Ademir Serafim também já mantém na dele longe, vivia lá em cima fazendo fofocas... O Ademir disse que não quer mais nem ouvir falar em Delegacia-Geral, não aguenta mais, ele é indicado do Pavan e sabe que não vai ficar. Lá em cima o comentário é que o pessoal do ‘Dartanhan’ é que está mandando, eles são sedendos de poder, fazem qualquer negócio para ficar. O pessoal comenta que é o Mauro, o Ancelmo, o Rodrigo Bortolini, o Rodrigo Scheneider... sei que são seis os ‘Dartanhans’...”.

Interrompi:

- “Sei, é coisa dos ‘três mosqueteiros’...!”

Ester confirmou, revelando que a Delegada Eliane (Delegada da Corregedoria) confidenciou que o Mauro era da turma dela, entraram na carreira de Delegado na Justiça, eles não tinham passado no concurso, mas recorreram. Ester relatou ainda que segundo Eliane o Mauro nunca foi Delegado...  Ester comentou que o novo Secretário “Grubba” era seu amigo, estava no meu “Orkut” com quem mantinha contatos. Ester  confirmou que Grubba teria dito que realmente iria assumir a Secretaria de Segurança, mas que seu objetivo era ser Procurador de Justiça, não Secretário de Segurança Pública.  Ester continuou seu relato:

- “O Nilton (Sché Neves) andou encontrando ele lá no Shopping Beira Mar e perguntou se iria aceitar o cargo e ele respondeu: ‘fala sério, tais louco?”

Acabei lembrando do Promotor S. T. que um dia me confidenciou  que não queria saber de ser Procurador de Justiça porque gostava de trabalhar, preferia ficar na Vara da Família onde tinha muito serviço do que coçar o saco na “        Procuradoria-Geral de Justiça”. Depois, Ester relatou que o Delegado Ilson Silva encontra-se afastado e depois que soube que iria ser o “Grubba” o novo Secretário já havia mandado cancelar a tramitação do seu pedido de aposentadoria, mandando avisar que seria o novo Delegado-Geral ou Diretor da Deic. No final da conversa perguntei:

- “Mas Ester, e o Julio está tranquilo?”

Ela respondeu:

- “Muito tranquilo, ele esteve reunido no final de semana com o pessoal aí que está por cima, tá muito tranquilo. Ele falou que até no final da tarde de hoje vai ser definido, até às quatro horas... o Julio disse que é para falar com ele depois das quatro...”.

Interrompi:

- “Sim, mas eu acho difícil ele ser o Secretário, o governador vai querer colocar alguém do ‘MP’, talvez ele venha ser o Secretário Adjunto ou o Delegado-Geral, mas entre um e outro é preferível ser o Delegado-Geral, não achas?”

Ester e Sandra Andreatta concordaram. No final da conversa, quando Sandra já havia ido embora, perguntei para Ester se o Julio tinha algum projeto e ela respondeu que não sabia de nada.

Pois é, pelo que se sinalizava “Grubba” tinha tudo para ser mesmo no novo Secretário de Segurança Pública, a exemplo de Chinatto que começou como Promotor e foi promovido a Procurador:

“Secretariado - Na prática, começa hoje a construção do novo governo em Santa Catarina. Nesta segunda-feira, a quatro mãos, o governador e o vice eleitos vão formalizar os primeiros convites, exceção feita a Ubiratan Rezende e Antonio Ceron, já há muito tempo confirmados para a Fazenda e Coordenação e Articulação. Raimundo Colombo e Eduardo Moreira vão conhecer hoje o promotor de Justiça, César Grubba, mapeado para a Secretaria de Segurança Pública. A dobradinha também vai conversar com o médico Dalmo Claro de Oliveira, que fez quase 50 mil votos como candidato a deputado federal do PMDB. Ele já foi sondado para a Saúde.Se as rodadas com Dalmo e Grubba forem bem sucedidas, Colombo e Moreira anunciam de seis a sete integrantes do Colegiado, que será empossado em 1º de janeiro. Além dos dois, Rezende, Ceron, os deputados estaduais César Souza Júnior (Cultura, Esporte e Turismo) e Valdir Cobalchini (Infraestrutura), Antonio Gavazzoni na presidência da Celesc e, eventualmente, o novo secretário da Educação. O senador eleito Paulo Bauer gostaria de ver o prefeito Beto Martins (Imbituba) na Educação, mas setores do PSDB sustentam a indicação de Dalírio Beber, que declinou da Secretaria da Administração, que agora ficará com o PMDB, possivelmente com Milton Martini. A Agricultura está reservada para o deputado federal eleito João Rodrigues (DEM), mas se ele declinar, acabará nas mãos de um peemedebista, possivelmente o deputado estadual reeleito Moacir Sopelsa, também do Oeste. O comando do Deinfra, principal empresa do segundo escalão, está sendo disputado entre Luiz Henrique, que quer manter no cargo Romualdo França, de Joinville, e Eduardo Moreira, que deseja emplacar o ex-prefeito de Criciúma, Paulo Meller” (A Notícia, Prisco Paraíso, 29.11.10).

E “Grubba” realmente pode ser o cara, apesar daqueles que disseram que ele rejeitou o convite, certamente estão fora fora do mundo ou querendo que Julio fosse o predestinado...:

“30-11-2010  -  O mandato do governado Raimundo Colombo é de quatro anos. Os secretários que começam a ser anunciados pela lógica também permanecerão no cargo por quatro anos. Mas não é bem assim. Alguns estão sendo indicados moldados para as eleições municipais de 2012. De repente a secretaria serve, inclusive, de trampolim eleitoral. Até porque há nomes para daqui dois anos. Entre eles, os prefeitos, que estarão deixando o mandato, Milton Hobus de Rio do Sul e João Paulo Kleinübing de Blumenau. Colombo gostaria de tê-los agora, mas não teve coragem de convidá-los até porque passou pela mesma situação quando prefeito de Lages, que chamado para uma secretaria preferiu concluir o mandato de prefeito. Mas os convites começaram a ser feitos ontem. Por enquanto do PMDB o deputado Valdir Cobalquini para a Infraestrutura e Dalmo de Oliveira para a Saúde. Posteriormente deverá ser convidado o ex-secretário Milton Martini para a Administração. Antonio Gavazzoni para a Celesc e Enio Branco para a Casan, que de repente poderá ser ocupada pelo tucano Dalírio Beber que abriria Educação para o deputado federal eleito Marco Tebaldi. Deve acontecer também a confirmação de César Augusto Grubba, promotor de Justiça, na Secretaria de Segurança Pública. Do DEM os deputados federais Paulo Bornhausen e João Rodrigues estão praticamente confirmados. Rodrigues de repente na Agricultura e o deputado estadual César Souza Júnior no Turismo” (Paulo Alceu, http://www.pauloalceu.com.br/index?colunas=ant).

“Eficiência - Com base em dados divulgados pela Secretaria de Segurança que revelou a existência de 20 mil presos com mandado de prisão em aberto, o deputado tucano Nilson Gonçalves está sugerindo que o governo do Estado crie a Delegacia especializada em captura de foragidos aos moldes dos estados vizinhos do Paraná e RGSul. " Os profissionais das Delegacias não conseguem efetivar a captura desse pessoal, devido ao acúmulo de diversos trabalhos, como os casos de homicídios, roubos, assaltos, drogas, entre outros, enquanto os presos foragidos acabam ficando em segundo plano," evidenciou o parlamentar” (Paulo Alceu, http://www.pauloalceu.com.br/index?colunas=ant).

Enquanto no campo de batalha os soldados vão para o sacrifício, nos palácios ocorrem as negociatas regadas a bons vinhos e piadas, tudo com vista a transição de governo:

“ENTROSAMENTO - A conversa entre Leonel Pavan (E) e Raimundo Colombo foi marcada pela informalidade e descontração, evidenciando que a postura de neutralidade do tucano na campanha já foi superada pelo liberal”  (Jornal “A Notícia”,  Prisco Paraiso, 30.11.10).

“Governador Leonel Pavan e secretário André Mendes da Silveira inauguraram hoje (25) a Unidade Prisional Avançada de Itapema, com capacidade para receber 72 presos. É o primeiro presídio de SC construído em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta” Na voto também aparece o rosto de Maurício Eskudlark, já aposentado, no canto esquerdo, junto a porta (http://sistemas.sc.gov.br/noticias_layout/sdrs/popIMG.asp?cdorgao=4901&foto=48616, em 30.11.10).