Atualmente, muito se diz sobre as diversas opções de investimentos mais rentáveis do que a tradicional poupança. Uma das razões do baixo rendimento da poupança é que esse é um tipo de aplicação bastante segura, e no campo dos investimentos risco é um fator rentável. Acontece que existem outros tipos de investimentos, também garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que proporcionam comparativamente um rendimento muito maior. Entre essas opções estão os chamados Investimentos de Renda Fixa, os quais englobam também CDB, LCI e Tesouro Direto.

Independente da operação escolhida, na prática, o que ocorre é um empréstimo por parte do investidor. No caso da LCI ou do CDB esse crédito é feito diretamente às instituições bancárias, por outro lado, através do Tesouro Direto estamos emprestando dinheiro diretamente ao governo para que sejam financiadas obras de infraestrutura, por exemplo. Mas como funcionaria se escolhêssemos tirar o nosso dinheiro da poupança e aplicar em uma dessas opções.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto não é um título em si, e sim uma plataforma que permite ao usuário comprar títulos públicos. A vantagem desse modelo é que não existe a necessidade de intermediários, qualquer pessoa que esteja interessada pode realizar um cadastro e começar a investir. Para isso, basta entrar no site do tesouro nacional, se registrar, e escolher uma opção se adequa a sua realidade. Podem ser realizados investimentos a partir de 30 reais, o que varia de um título para o outro é como a rentabilidade será calculada e o prazo. Existem títulos que rendem de acordo com o IPCA (acompanhando a variação da inflação), e em relação a Selic (taxa básica do mercado). As opções atreladas à Selic podem ser vendidas a qualquer hora, ou seja, você pode resgatar o seu dinheiro quando precisar sem a necessidade de esperar o vencimento do título, mas o recomendado é esperar o prazo completo para garantir toda a rentabilidade.

Existe uma taxa de 0,3% ao ano é cobrada em relação ao rendimento das aplicações se as operações for feita diretamente no site do Tesouro, porque os bancos de varejo também realizam essa transação, mas costumam cobrar taxas muito altas, tornando a opção não tão vantajosa.

CDB

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) também são títulos de renda fixa que correspondem a uma operação de crédito. Nesse caso o investidor empresta dinheiro ao banco para que a instituição financeira repasse esse montante à população, afinal, os bancos precisam de dinheiro para permitir que as pessoas tenham acesso ao crédito. Ao contrário do que ocorre com os títulos do Tesouro Direto, não existe uma taxa fixa para o CDB, essa definição é feita pelos próprios bancos, o que faz com que a rentabilidade mude de uma instituição para outra. Então, uma dica importante é verificar as diversas possibilidades e aplicar o seu dinheiro onde julgar mais adequado.

As operações em si são realizadas diretamente com as instituições financeiras, ou seja, é preciso ter ou abrir uma conta em um banco ou corretora de investimentos, e então, verificar essa opção junto ao seu gerente.

Não existem custos de operação em relação ao CDB, mas há incidência do Imposto de Renda (IR) em relação ao tempo de aplicação, isto é, quanto maior for o prazo, menos imposto será pago em relação à rentabilidade.

LCI

Assim como o CDB, a LCI (Letra de Crédito Imobiliário), também é uma operação em que o dinheiro do investidor é utilizado como crédito aos usuários através das instituições financeiras, mas, nesse caso, o repasse é feito apenas para linhas de crédito imobiliário (financiamento de imóveis, por exemplo). A sua aplicação é realizada igualmente ao caso do CDB, a diferença é que o dinheiro não pode ser resgatado antes do vencimento e os lucros não são taxados pelo imposto de renda.

Em todos os casos o rendimento é muito superior ao encontrado na poupança e a facilidade de aplicação é bem similar, basta escolher, então, a opção que mais se adeque a sua realidade financeira e começar a investir!