Diversos assuntos podem estar relacionados com a pobreza no Brasil, sobre tudo, com a instabilidade política pela qual o país vem passando, onde por consequência afeta todos os setores da sociedade. Destacam-se a má distribuição de renda, o desemprego crescente, o aumento da criminalidade e ainda o sulcateamento e abandono de orgãos que prestam serviços públicos no ambito da segurança, saúde, educação públicas.

   Essa instabilidade política, refere-se ao extremo quadro de corrupção dos governantes em nossa federação. Estes representantes políticos, como é divulgado nos noticiários, fazem melhorias apenas para seus próprios interesses, agravando a má distribuição de renda. Pois, a população pobre não tem acesso a educação de qualidade, ficando sempre com subempregos. A parte da população rica consegue pagar escolar particulares, garantindo assim empregos bons e mantendo o padrão de vida.

  Outro problema da pobreza no Brasil, é o desemprego que consequentimente aumenta a criminalidade. " No EUA, a maioria dos jovens sonham com seu primeiro milhão de dólares, em contra partida, no Brasil os jovens sonham com seu primero emprego", mensionou a rádio evengélica Universal. Esse fato mostra a condição dificultosa dos jovens no Brasil conseguirem seu primeiro emprego. 

  Ainda, outro fator que intensifica a pobreza no Brasil, é a qualidade nos serviços públicos. A folha de São Paulo, publicou que o Brasil fica entre os piores do mundo na avaliação de educação. Essa condição péssima da educação intensifica a produz pobreza severa. Essa questão é uma das mais importante a serem combatidas, afirmam estudiosos.

  Logo, podemos perceber, que a pobreza em nosso país é consequência da corrupta e má gestão dos governos, que deixam de investir em melhorias para a população como à educação e saúde que são setores essenciais para o progresso de uma sociedade, além disso, a má distribuição de renda piora essa situação.