Touriga Nacional é uma casta de uva tinta da família das Vitis Viníferas que é considerada por muitos a melhor casta Portuguesa. Como resultado disto, o uso da Touriga Nacional começa cada vez a crescer mais nas produções Europeias, Australianas e Americanas. Enquanto plantada em várias regiões de Portugal, a uva tem uma tendência de revelar o seu potencial verdadeiro no planalto do Dão.

Nos anos 90, existia 2760 hectares de Touriga Nacional em Portugal. Como esta uva é pequena, a quantidade de vinho que era produzido por Touriga Nacional nesta altura (na região Duriense) representava só uma pequena parte da produção total de esta região. Mas, o uso de esta casta tem crescido (especialmente no Douro e no Alentejo) e tem também uma parte importante na produção dos melhores vinhos do Porto.

O uso da Touriga Nacional normalmente da um vinho bom teor alcoólico, aromas intensos e de elevada complexidade e na boca estes vinhos apresentam-se encorpados, com taninos nobres e sabores concentrados de frutas vermelhas maduras.