O Cassianismo ou Semi-pelagianismo foi um movimento que fez oposição ao Monergismo defendido por S. Agostinho de Hipona, mas não se pautou por validar totalmente o pelagianismo de Pelágio da Bretanha, foi desenvolvido por João Cassiano, ou Johannes Eremita Cassianus. Uma proposta intermediária, mais coerente e moderadora.

A própria igreja Romanista tem seguimentos que até hoje defendem o Semipelagianismo em detrimento ao Monergismo de Agostinho.
Trata-se, portanto, da proposição de que Jesus Cristo morreu por toda a humanidade e não apenas por aqueles que são salvos.
O Calvinismo tem por base maior o Jansenismo e a Teologia de Miguel Bayo, inclusive são contemporâneos. (Na Teologia quase nada se cria, tudo se copia, mesmo que ainda não houvesse internet e neo-ateus)

Os textos bíblicos do Cassianismo são praticamente os mesmos do Arminianismo. Acentua-se, porém, a questão de que a salvação é pré-determinada por Deus ou Não - Ou se é apenas uma dádiva de Deus, mas com a responsabilidade humana em buscá-la e aceitá-la.

Temos que entender que os homens foram pré-determinados por Deus à salvação sim, mas em Cristo que foi morto desde a fundação do Mundo.

1 - Deus não tem um arquivo com bilhões de Almas no céu, e quando essa pessoa está para nascer ele escolhe: este será salvo, este aqui não, este sim, este não, como se fosse um bem-me-quer, malmequer. As Almas não foram criadas por Deus e postas em um almoxarifado (Pré-existencialismo). E, ali, Deus decide antes da Criação do Mundo se fulano será salvo ou será condenado. Isso é um absurdo teológico, mas que muitos creem. 
2 - Também, não creio no Criacionismo das Almas, que se assemelha ao Pré-existencialismo, onde Deus cria cada Alma no momento da fertilização do óvulo, ou nos primeiros dias seguintes. Pois, isso faria de Deus um mentiroso, sendo que Ele disse em Gênesis 2.1 - Que tudo estava concluído, acabado, e depois descansou.
3 - Creio no Traducionismo onde Deus já colocou tudo em andamento, e, portanto, as Almas são frutos da hereditariedade dos pais aos filhos. Como disse o salmista "Tu me conheces desde o meu nascimento, desde o ventre de minha mãe". Ou Isaias 49.1 - "desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome". 

O que isso tem a ver com a Graça, com a Salvação? Tem muito, pois, a salvação não é pré-determinada desde a fundação do Mundo, como dizem os Calvinistas, pois, lá na fundação do Mundo estava não eu, mas Jesus, e nele fui salvo desde lá. João17.24 - "Me amaste antes da fundação do mundo". Claro que sim. Mas nele, Jesus, que estava lá, já me amando.

Efésios 1.4 - "Assim como nos escolheu NELE antes da fundação do mundo". (Quem estava lá?) Ele me escolheu antes da fundação do Mundo, mas eu só nasci no século passado. Ou se não for isto, então minha Alma já existia lá na eternidade, ou mesmo na criação dos anjos? Por isso sou Traducionista.

Como você pode ver claramente não sou Calvinista!

Portanto, todos os textos apresentados pelos Calvinistas não levam em consideração que Jesus estava desde o Princípio da Criação, nas esferas celestiais, e que tais textos falam em predestinação NELE, mas nós, nossa alma, só veio a existir bem recentemente.

Alma não é eterna, alma é imortal!