O número de casos de dengue triplicou em 2015 se comparado ao mesmo período do ano passado. Assim como houve aumento de brasileiros infectados, o número de mortes também aumentou.

Ainda não há vacina contra a dengue, portanto o único método de combater é a prevenção. Os ovos são depositados em ambientes que retêm água tais como calhas, caixas d'água, copos descartáveis que são algumas vezes jogados na rua. Porém, estes ovos com o decorrer do tempo passaram a resistir até mesmo em ambientes secos. Por isto, o ideal é sempre fazer a limpeza de calhas removendo folhas, galhos e outros resíduos que são trazidos pelo vento e com o passar do tempo vão se acumulando nos condutores causando a obstrução da água, bem como a limpeza das caixas d'água, cujo procedimento deve ser feito semestralmente utilizando-se um litro de água sanitária para cada mil litros de água.

Em relação às bromélias, alguns especialistas em seu cultivo dizem que o mosquito da dengue não tende a se reproduzir nestas espécies, além do mais não recomendam a aplicação de água sanitária sobre elas. No entanto, o ideal é a cada dois meses esvaziar o reservatório das bromélias e substituir por água fresca, ressaltando que, se for utilizar água de torneira, esta deve ser bem filtrada.