Valdevino Santos¹

Caso relevante de sucesso de aluno ao realizar curso de graduação na modalidade EAD: acontecimentos como tal -

torna elemento que inspira, motiva,contribui na credibilidade e no crescimento da modalidade de ensino nos dias atuais. 

Olá pessoal.

Sou: Valdevino Antonio dos Santos tenho nos 55 anos, casado pai de 02 filhos todos adultos. Venho compartilhar minha historia de vida e suas ocorrências ao longo do tempo, na atual situação de grandes desconfortos sociais, isolamentos e os de relacionamentos por grande parte virtuais, a idéia do relato é contribuir com as pessoas o quanto vale a pena ser persistente e buscar seus objetivos. Desde criança entendo que a busca pelo conhecimento é o caminho de forma real e eficaz de conquistar sonhos e melhores condições profissionais e pessoais. Mas durante toda a minha infância e juventude devido baixo padrão de vida financeira de meus pais, sempre dificultou meu desenvolvimento intelectual, com baixo poder econômico não ofereciam estrutura para que os filhos estivessem boas condições para estudar.Mesmos com as adversidades sempre me senti estimulado a buscar o conhecimento de alguma forma, fazendo cursos oferecidos instituições filantrópicas ou associações de bairro, meu objetivo era buscar o conhecimento e com foco central idealizado em aprender.

Minha vida escolar começa ser escrita de maneira complicada em JAPORÃ – pequena cidade de Mato-Grosso do Sul, hoje segunda pesquisas, esta inserida entre as cidades piores Índices de Desenvolvimento Humano do (IDH) do estado, imagina suas condições nos anos 70.  Tínhamos que nos reinventar todos os dias para não desistir de nossos sonhos e manter vivas nossas perspectivas: para estudar eram 6 km para ir e 6 km para voltar, após as aulas quando chegava em casa ainda tinha as tarefas e os trabalhos para ajudar nossos pais.Devido às dificuldades encontradas: aprendi a ler e escrever aos 12 anos, graças à profª: Maria literalmente um anjo em minha vida, com sua simplicidade nos mostrou o caminho do sucesso. A todo instante buscava orientar e motivar as crianças a não desistir de estudar, que um dia as coisas seriam melhores e agente iria sorrir ao lembrar-se daquela época de tantas dificuldades. E sempre frisava para gente: que só teríamos bons empregos, bons salários, respeito das pessoas se buscássemos o conhecimento, com persistência e determinação ao longo de nossas vidas. Dizia maneira continua que: “A chance das conquistas estavam sempre disponíveis, só dependia de cada um de nós procurarmos buscar de forma persistente, esforçada e serem sempre sonhador” esses seriam os princípios básicos e fundamentais para o sucesso das pessoas.

Com cenário totalmente adverso, meu pai Sr. Antonio dos Santos semi-analfabeto e minha mãe Conceição Duarte dos Santos totalmente as “dádivas” de saber ler e escrever, mas com muita sabedoria resolveram buscar um lugar que oferecem melhores condições para sua família, quando mudamos para Belo Horizonte – MG. Com a perspectiva grande melhoria na qualidade de vida pessoal e profissional, por se tratar de um centro urbano relevante, teria grandes estruturas escolares e facilidades para estudar, que as coisas seriam tranqüilas e iria realizar meu sonho de estudar e na Universidade. Nos níveis escolares onde o governo oferecia mesmo com as greves e outras situações que envolvem o ensino público no Brasil foi muito bom, por que consegui concluir o médio, mas eu queria mais, tinha sede pelo conhecimento.

Quando comecei a buscar meu ingresso no curso superior foi decepcionante, por ser oriundo de instituições de ensino público, uma vez que nestas instituições as disciplinas são oferecidas para o aluno conforme disponibilidade do professor e mais teria poucas possibilidades de trabalhar e manter minhas necessidades básicas e ajudar minha família. Em conseqüência meus 02 filhos nasceram “Disse para mim mesmo, tenho que buscar trabalhar muito e ter um salário razoável para que possa a proporcionar que meus filhos tenham boas escolas e um futuro mais estável que o meu e condições estudar e se desenvolver e garantir seu futuro pessoal e profissional”. Mais a vida me proporcionou uma grande surpresa, quando alguns amigos me motivaram a conhecer o ensino a distância, que tinha custos acessíveis e a comodidade de estudar onde estivesse, por ser uma pessoa comprometida, determinada, persistente, dedicada, organizada e com foco no que faço a modalidade me senti atraído pela modalidade onde senti que só dependia de mim para realizar todos meus sonhos relacionados ao mundo acadêmico digo sempre que posso “EAD foi á chave das minhas conquistas tanto profissionais quanto pessoais”.

Relato: sou funcionário em uma empresa do setor público, ingressei na empresa no cargo de nível básico ao longo do tempo exercendo varias atividade operacional, sempre disposto quando necessário com a idéia de contribuir nos processos a ser realizado, devido ser considerado profissional competente e comprometido com resultados na empresa, sempre fui convidado a participar de forma auxiliar na área de supervisão e coordenação dos processos e procedimentos realizados na empresa, com pensamento a qualquer momento assumiria uma posição de supervisão/coordenação, mas sempre dependendo que alguém indicasse minha efetivação no cargo pretendido, más por questões às vezes pessoais ou políticas nunca era efetivado.Devido ter um emprego com estabilidade não tinha como objetivo em voltar a estudar, já tinha se passado 30 anos longe das escolas, mesmo com alguns amigos gerentes me motivando a voltar. Fato marcante; quando um gerente muito amigo me convidou para conversar em sua sala e me disse “volte a estudar só conseguimos crescer profissionalmente sem depender de terceiros através dos estudos”, se graduando você com certeza será inserido no mercado e vai criar muitas possibilidades de crescer: profissionalmente e financeiramente. E mais na vida pessoal abrindo novas oportunidades de desenvolvimento intelectual e conhecer melhor os meios de atuação que esta inserido.

Final de 2012/13 tomei coragem e procurei uma instituição de nível superior e fiz vestibular, para estudar na modalidade EAD no curso Gestão de Logística no início passei por muitas dificuldades devido ao grande tempo sem estudar, pensei em desistir, mas como sou muito persistente e determinado procurei ajuda/apoio e encontrei com o pessoal da Coordenação da modalidade EAD, da instituição de ensino que escolhi para estudar e se colocaram a disposição para me ajudar no que fosse necessário, com esta motivação fui me desenvolvendo e tendo confiança que era capaz, incrível terminei o curso premiado com LÁUREA acadêmica, título de premiação dos melhores alunos de cada curso, a seguir fiz o curso gestão de RH, devido estar sentindo bem no ambiente escolar que participava: muito agradável, com professores e servidores com foco voltado para os alunos.Devido esse ambiente totalmente positivo resolvi fazer o curso de MBA Negócios que definitivamente mudou minha carreira profissional, fiz Recrutamento Interno na área gerencial na empresa concorrendo em condições iguais entre todos os participantes do processo seletivo, fui aprovado e hoje ocupo o cargo de Coordenador de Operações comprovando a eficácia dos cursos oferecidos pelo modelo de ensino EAD comprovado com o meu sucesso, tanto profissional quanto intelectual.

“A qualidade dos professores oferecidos pela Instituição de ensino contribuiu de forma excepcional, tínhamos sempre suporte para esclarecimentos de dúvidas potencializando para melhorarmos continuamente. Com minha experiência vivenciada, sempre que tenho oportunidade destaco que estudar “EAD” hoje principalmente para as pessoas que estão sem estudar a mais tempo, é o ideal por se tratar de ter os mesmos conteúdos e mesmo valor perante o MEC e por termos as condições de concorrer nos concursos em igualdade com os cursos presenciais”. Pode-se entender que estes exemplos de sucesso relatados por pessoas que atingiram seus objetivos através de cursos na modalidade EAD contribuem de forma significativa para a disseminação da modalidade no País.