Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. 1 Co 7:9.

Vou dar dois exemplos para entendermos o significado de casamento. Dois casais de namorados resolvem se casar. O primeiro após passar pelas exigências do cartório, cerimônia religiosa e a festa de comemorações; o noivo decide que vai viajar e ficar uns seis meses fora e depois volta pra morar e "conhecer" a sua esposa. O outro casal não fazem nada nem no civil nem no religioso e vão morar juntos. Pergunto: Pra Deus qual dos dois casais está realmente casado? Eu entendo que casar é a união de corpos, pois é assim que se tornam uma só carne, mas calma aí! Isso não quer dizer que dá o direito de sair por aí como muitos fazem, manter relações sexuais sem compromisso, colocando filhos no mundo ou cometendo abortos. Também não está invalidando o casamento no civil, a confecção da Certidão de casamento, pois aprendemos pela Palavra de Deus que, devemos estar sujeitos também às leis civis, bem como os estatutos e regulamentos da nação e da igreja a qual pertencemos. Se uma pessoa ama realmente a outra e está disposto a viver o resto da vida com ela, custa se casar no cartório e na igreja? Acha isso de mais? Quando compramos um imóvel, um veículo, abrimos uma empresa, montamos uma sociedade, fechamos um contrato, etc. ignoramos o cartório? A  receita municipal? Estadual? Federal? Junta comercial, etc? Se procuramos fazer tudo certinho para essas coisas, porque não para o casamento que é sagrado? Pois diz as escrituras: "Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará." Hebreus 13:4. Levando em conta que, se um dos cônjuges vier a falecer e não estiverem casados legalmente a viúva ou viúvo não terá direito nos bens, heranças e pensão por morte, e aí vem aquele ditado que “o barato ficou caro”.

É bom lembrar que Moisés permitiu carta de divórcio (Deuteronômio 24:1 e Mateus 19:7), ora, se havia carta (documento) de divorcio, havia também carta ou documento de casamento.

Quando Jesus Cristo foi questionado pelos discípulos na questão do divórcio Ele disse: Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher e disse: Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe. (Mateus 19:4-6). Pelo que eles disseram: Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar. (Ou então, é melhor nem tocar em mulher!) E Jesus afirmou: Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite. Mateus 19:11,12. Pois o Significado de eunuco: No oriente é, Homem castrado.

Concluindo: Casamento é união de corpos, compromisso mútuo, aliança diante dos homens e de Deus e não é temporário ou experimental, mas pra toda vida. A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. 1 Coríntios 7:39.

Então, se alguém não está disposto a submeter aos princípios sagrados, os regulamentos da igreja instituída por Jesus Cristo, bem como as demais responsabilidades conjugais, jamais deverá manter relações sexuais com alguém, pois estará cometendo o pecado da fornicação e prostituição. Paulo afirmou: Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne". 1 Coríntios 6:16

Nesse texto, entendemos que a união de corpos os torna “uma só carne”, e todos entendem que uma só carne é a mesma coisa que “casados”. Se alguém vive se ajuntando com várias pessoas ou mesmo com apenas uma, sem compromisso de casamento, está se metendo em confusão, gerando filhos debaixo de maldição, abrindo brechas para os demônios, pois poderá estar praticando os pecados de: traição, prostituição, fornicação, adultério, engano e mentiras.  

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Filipenses 4:8,9