Na palestra que fomos na UFABC eu não entendi muito do assunto, foi uma linguagem muito técnica, não foi uma linguagem fácil de se entender.  Nós do curso de Serviço Social ficamos totalmente perdido, mas na aula do dia seguinte da professora Raquel Quintino ficou mais fácil de se entender um pouco do que foi explicado na UFABC. Fiz também uma pesquisa a qual me ajudou muito,  eu entendi mais ou menos a explicação do palestrante Miguel. O que eu entendi vou tentar relatar, ele disse que na parte da cartografia ela  é uma  ciência de fazer mapas,  ela tem total importância em nos auxiliar a ler e a entender o mundo, a cartografia é uma área de conhecimento que se produz, ela tem diversas formas onde se representa através dos mapas e plantas.

As técnicas cartográficas elas permitem um aprimoramento na produção de imagem a partir da fotografia aérea. A cartografia é uma importante ferramenta para a compreensão do espaço geográfico.  A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem. Hoje esta mais fácil de se fazer e planejar  a cartografia, ela é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro. As fotografias aéreas são feitas de maneira que, sobrepondo-se duas imagens do mesmo lugar, obtém-se a impressão de uma só imagem em relevo. Assim, representam-se os detalhes da superfície do solo. Depois, o topógrafo completa o trabalho sobre o terreno, revelando os detalhes pouco visíveis nas fotografias.O principal  objetivo é  a visualização de dados espaciais e a sua confecção é praticada desde tempos pré-históricos, antes mesmo da invenção da escrita. Sem a cartografia, não seríamos capaz de "ler" mapas e assim ficaríamos perdidos.

  O que eu entendi dos mapas que eles são a representação do pensamento geográfico, registro que mostram que eles existem, a sua função é conhecer as áreas, os mapas são mais do que uma ferramenta de orientação e localização, os mapas eles é uma expansão importante, foi dito na palestra que não existe mapas neutro ou vazios, eles são representação dos territórios, eles representa o mundo. Mapas são utilizados para representar o espaço físico de um determinado ambiente, apresentando informações como os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outros elementos. Os mapas correspondem a uma representação gráfica de um espaço real, em uma superfície plana, como um papel. Podemos ver  em um mapa que  é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular como um bairro, cidade ou estado e geral como um país, continente ou o mapa mundi. Os mapas são temáticos e são elaborados de acordo com a abordagem do estudo, dentre os vários tipos existentes os principais são Mapa Político (no caso de estado apresenta o nome do mesmo e sua capital), Mapa Físico (realiza o mapeamento dos recursos naturais como vegetação, hidrografia e relevo) e Mapa Histórico (mapeamento de acontecimentos históricos como o Tratado de Tordesilhas).
A partir da visualização de um mapa é possível realizar uma análise de regiões de nosso convívio ou lugares muito distantes, mas que apesar disso podemos conhecer outras realidades em distintos temas como população, clima, economia entre outras. 

O nível de eficiência do trabalho cartográfico é proveniente de todas as evoluções tecnológicas ao qual a sociedade vem atravessando, principalmente nos últimos dez anos. 

A precisão dos mapas atuais é provocada pela quantidade de tecnologia utilizada para coleta de dados, no qual são adquiridas através de fotografias aéreas, imagens de satélites e radares, além de informações oriundas de pesquisa de campo que produz um trabalho com maior riqueza. 

Atualmente, os cartógrafos contam com informações gráficas enviadas por satélites. Estes dados chegam com total precisão, cabendo ao cartógrafo interpretá-los e organizá-los de forma científica. Computadores avançados são utilizados nestas operações, oferecendo resultados de grande importância.

Os mapas cartográficos auxiliam na agricultura, previsão do tempo, construção de rodovias, aviação, planejamento ambiental e em vários sistemas de orientação que usamos no dia-a-dia. Esta ciência também é muito importante para o estudo de diversas áreas da Geografia.

Para o nosso trabalho que vamos desenvolver na faculdade será muito bom. Pois iremos ir pra pratica  é conhecer o que temos na nossa cidade! Essa matéria de observatório ira nos deixar mais próximo da cultura da nossa cidade. Na palestra foi falado sobre a importância dos bancos de dados, onde bancos de dados, (ou bases de dados), são conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam informação. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim.
É usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou extendida.

O banco de dados é uma forma de organizar informações e armazená-las sistematicamente para que seja rápido e fácil a consulta atendendo, assim, quem necessite de informação. O cadastro de clientes de uma empresa é um exemplo de banco de dados.

Queria ter mais tempo para poder estudar mais sobre esses assuntos, pois acho que vai nos auxiliar muito na nossa trajetória profissional.