Universidade Federal do recôncavo da Bahia
Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas

Curso de Licenciatura em Biologia

Autores
Aline Santos
Edson Lobato
Maísa Plácido
Marília Castro
Marília Paixão


Docente Responsável
Girlene Santos de Souza

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE A FLOR - SCOOBY-DOO E O MISTÉRIO DAS FLORES

Esta cartilha tem como objetivo apresentar o conteúdo FLOR  de forma animada, utilizando os personagens da turma do Scooby-Doo para atrair a atenção dos alunos para conhecer sobre o assunto e utilizando-se da linguagem informal proporcionando uma melhor compreensão dos alunos sobre o mesmo.

A flor é o elemento de reprodução das fanerógamas. É constituída por um conjunto de folhas modificadas (antófilos) e quando completa é formada por pedúnculo (ou pedicelo), receptáculo e verticilos florais. Além da importância reprodutiva, a flor constitui-se no mais importante órgão para a taxonomia dos vegetais angiospermas. Também, tem importância industrial, medicinal e ornamental. A função da flor é a multiplicação sexuada dos vegetais. Para isto, geralmente, é constituída de verticilos reprodutores (Androceu e gineceu), responsáveis pela formação dos gametas masculino e feminino.

A cartilha foi utilizada como re-quisito de avaliação da disciplina de Morfologia e anatomia de angiospermas da Universidade Fe-deral do Recôncavo da Bahia ministrada pela Professora Doutora Girlene de Souza. Esperamos dessa forma contribuir para o processo de aprendizagem do aluno.


Boa leitura !