Na busca de agregar valor aos seus recursos, é cada vez maior o número de pessoas que buscam investir estes recursos, para assim obter algum lucro, aumentando o valor do mesmo, ou até mesmo protege-lo dos riscos e perdas. Para isso o mercado de capitais tem sido um modo muito procurado para fazer este investimento, pois neste é oferecido atualmente um alto número de opções para investir, nos quais o investidor na maior parte das vezes ainda toma sua decisão sobre qual tipo de aplicação de seu recurso fazer com base na relação de risco e retorno.

Uma dessas opções oferecidas no mercado de capitais é a montagem de uma carteira de ações, na qual o investidor espera que o risco de sua carteira seja minimizado por sua diversificação, porém não comprometendo o retorno esperado. A maior busca é por ativos com maior rentabilidade, mas ao tomar a decisão de investir em determinado ativo, a escolha é ligada diretamente ao retorno proporcionado por este. É importante ressaltar que quanto maior for o retorno do ativo maior será o risco agregado a sua carteira de ativos. Sendo assim, a melhor diversificação de uma carteira é aquela aonde o risco é minimizado, sem prejuízo ao seu retorno.

Portanto é necessário saber qual a melhor forma de se montar uma carteira de ativo, para se obter o melhor retorno possível, tendo atrelado um menor risco de sua carteira. Com esse objetivo foram feitos vários estudos sobre o comportamento do mercado de capitais, com o intuito de prever qual o melhor investimento a ser feito. Também é possível observar vários estudos com a finalidade de quantificar esses riscos e retornos desta atividade financeira, a fim de criar modelos para a tomada de decisão dos investidores.

Este trabalho visa o estudo destes métodos que buscam a melhor maneira de se montar esta carteira, mostrando a visão de Markowitz e sua teoria de escolha do portfólio, Sharpe e o modelo CAPM, além dos derivativos e suas operações de Hedge. Mostrando dessa forma quais são os pontos que devemos observar, para que ao montar uma carteira de ativo seja possível obter um bom rendimento, com um menor risco e maior retorno proporcional. Tendo como base essas teorias, serão calculados as variâncias, betas, riscos e retornos da carteira escolhida, além de ser feito também algumas operações de Hedge, levando em conta também possíveis variações da bolsa.