Belém (PA), 15 de maio de 2019.

 

Prezados (as),

 

Vou seguir os conselhos de meu médico urologista – não, não é o neuropsiquiatra, não! Por incrível que possa parecer, conversamos além dos remédios, resultados de exames, ultrassonografias, dores, temas medicinais ou de saúde. Fomos além. Sobre a vida, sobre o mundo, enfim, sobre aquilo que somos ou fazemos muitas vezes, sem percebê-los. Isso tudo em 10 minutos de consulta!

Pra começar vos digo, que não postarei mais nenhum texto, imagem, vídeo, áudio, emojis, GIFs, figurinhas, seja que peça for, que contenham mensagem políticas e político-partidárias como por exemplo “Fora Temer!, Lula Livre!, Bolsonaro Mito!, Chupa Essa Neymar!, Juiz F.D.P.!, O STF é uma Vergonha!, Prefeito Fujão!, Governador Cantor!, Senador Tatoo!" e assim por diante… Também não verei mais programas de TV ditos sérios como o Fantástico, ou Domingo Espetacular, ou jornalísticos e noticiários diários como Jornal da Band, Jornal Nacional, Bom Dia Pará, Jornal Liberal 1 e 2, Cidade Alerta, Brasil Urgente!, dentre outros. Verei sim, os clips musicais do Digishow Saudade, do Saudade Não Tem Idade, o programa dominical do gagá Silvio Santos ou as baboseiras do Encrenca. Eventualmente um filme documentário de natureza ou de seres extraterrestres, meus temas preferidos.

Diminuirei o tempo que levo dirigindo automóvel, porém, quando estiver dirigindo, não farei gesto obsceno pro motorista que reclamou por eu travar o fluxo dos carros ou demorei um segundo pra avançar na abertura do sinal verde, nem chamarei palavrão ao motociclista afoito que encostou no retrovisor externo do carro. Se um motorista mágico ligar o pisca alerta e deixar seu carro em fila dupla na minha frente, não mandarei a sua mãe praquele lugar horrendo e senil. Usarei mais intensamente o Triciclo Feliz nas ciclovias, ciclofaixas e até em meios-fios das praças, ruas e avenidas de minha cidade, mesmo em dias ensolarados os chuvosos.

Voltando à internet e nesta às redes sociais, não encaminharei notícias fakes espetaculares como a queda do preço da energia elétrica em 50%, nem do combustível em 90%. Muito menos compartilharei “correntes” milagrosas ou imagens e vídeos de mulheres gostosas, nuas ou seminuas que me sugerem o êxtase total. Nesse tema seguirei fielmente a filosofia do mineirinho do Ziraldo, que dentre outros, ensina que “o tempo que levas fazendo é o mesmo tempo que levas olhando”.

Portanto, peço meus queridos redeiros, que poupem seus terabytes me acordando com bons dias cintilantes ou com cânticos de pastores famosos, ou ainda me provocando com mensagens políticas partidárias omnívoras e extenuantes.

Em termos de alimentação retirarei de uma vez por todas as massas, as frituras, o sal e o açúcar e afastarei pra bem longe o cálice – ou será tulipa ou caneca? – daquela cerveja estupidamente gelada ou do vinho dito e benzido do padre da paróquia. Inundarei meu prato com saladas cruas e aumentarei Meu Nano Viveiro com mais plantas de Physális, o nosso camapu, sorvendo seus frutos maduros várias vezes ao dia.

Não me estressarei todas as vezes que o sistema de informática do hospital sair do ar quando eu estiver sentado na sala de espera aguardando consulta. Ficarei sim atento para a tela de chamada da TV e anotarei os nomes extravagantes, porém, próprios que aparecerem e com eles procurarei um motivo ou razão para sorrir sempre respeitando o direito de imagem. Não ficarei fulo da vida ao ver o jovem furar a fila do preferencial no banco ou no supermercado, nem o pseudocadeirante/idoso ocupar inapropriadamente a vaga destinada ao público preferencial em estacionamentos.

Finalmente e derradeiramente, curtirei adoidado minha família, com ela compartilhando tudo e todas as experiências acumuladas em minha vida e outras que hão de vir, sempre ao vivo, sorridente e com cores fortes e marcantes.

Quem sabe assim, um dia, ultrapassarei a barreira do som do IBGE que estima a expectativa de minha vida em 76 “anos lúcidos”! Eu só tenho mais oito anos pra fazer isto!