"Carta escrita em 1981 " 

Querida Vanilza, 

Hoje você está com apenas 15 anos de idade e ainda não conhece quase nada da vida. Queria sentar com você por algumas horas e te alertar de alguns acontecimentos do seu futuro , mas como não temos esse poder, digo estarei sempre ao seu lado , te orientando pela intuição. Sua simplicidade vai te ajudar muito no futuro porque nunca vai ser uma pessoa de maldades, mas te peço que seja um pouco mais cuidadosa com as pessoas que cruzar o seu caminho . Será muito abençoada com uma familia muito unida e seus irmãos serão motivo de muito amor sempre. No dia do seu aniversário de 18 anos vai querer provar que cresceu e vai usar droga pela primeira vez , mas vai ser tão bobo que nunca mais vai querer experimentar. Vai ter vários namoradinhos e todos eles serão seus amores eternos , tenha cuidado porque vai confundir paixão com amor e vai sofrer muito tbem . Vai conhecer o pai dos seus filhos , se apaixonar e vai casar aos 19 anos pra não voltar a morar na roça , e eu queria muito poder te avisar que poderia esperar um pouco mais, só que você vai estar tão envolvida que não vai ouvir . Voce vai ter um casal de filhos e nunca mais sua vida será a mesma . Tudo que for fazer vai ser por eles. Vai perder muito tempo com escolhas erradas e somente aos 33 anos vai entrar pra universidade. Mas vai se formar em 2003, com muitas glórias . Vai trabalhar muito pra ajudar seu marido , mas vocês farão muitos negócios errados e comprometerão o futuro de vocês. Ganharão bastante dinheiro e a falta de planejamento fará com que percam tudo e retornem a zero. Terá a força de uma fênix e erguerá novamente. A separação vai ser inevitável e voltará a morar com sua mãe que a essa altura já estará morando sozinha tbem , porque seu pai vai se embora muito cedo . Você vai ter que ir pra rua procurar emprego pra cuidar dos filhos e ajudar nas despesas, e mais uma vez vai falhar em não acompanhar de perto seus filhos , o que no futuro deles vai fazer uma falta tremenda. 

Aos 37 anos conhecerá um homem que mora fora e vai se apaixonar tanto a ponto de mudar pra cidade dele levando seus filhos com você . Será muito feliz com ele e juntos farão várias viagens inesquecíveis. Será com ele a sua primeira viagem de avião. Vai se amarrar. Mas, também será com ele que no dia 8 de maio de 2012 vai sofrer um grave acidente de carro , voltando de uma viagem de férias e por várias vezes vai ser alertada, mas não entenderá o recado capotando o veículo violentamente , mas graças a Deus e nossa Senhora não terão sequer um arranhão . Servirá de lição . No ano de 2013,  vai ter uma experiência maravilhosa, fique atenta e aproveita. Vai passar alguns anos tentando ajudar seus filhos a encontrar o caminho deles, mas vai entender que isso só depende de cada um deles e da hora certa de Deus. Você vai ter 3 netos num pequeno intervalo de tempo, sem planejamento e sem nenhum preparo , mas dará sua vida por eles facilmente. 

Vai continuar sonhando os sonhos mais lindos pra sua vida e sempre vai acreditar que um dia realizará todos . 

Sua força vai ser motivo de admiração de muitas pessoas . Isso te fortalecerá cada vez que pensar em desanimar.

Viverá muitos anos da sua vida acreditando que sabe o que quer , mas somente quando fizer 50 anos é que vai descobrir porque você nasceu e a sua verdadeira missão nessa vida . Ficará ansiosa querendo fazer tudo ao mesmo tempo, mas precisará ter calma e serenidade pra receber o grande presente que Deus guardou pra você . Vai poder subir finalmente aos palcos e deixar sua mensagem . Vai poder levar a palavra de Deus onde necessitam e vai poder dividir seu amor com todas as pessoas que cruzar. Realizará um trabalho tão maravilhoso que mal vai acreditar que conseguiu , mas finalmente vai poder se sentir completamente feliz e plena. Tenha uma boa caminhada rumo ao topo.