“CARPE DIEM” (APROVEITE A VIDA)!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Ainda no regozijo da celebração de nossa milésima edição, aproveito para trazer aos leitores a expressão de um grande poeta romano, do ano 65 antes de Cristo, “Carpe Diem”, como é escrito em latim, traduzindo significa, aproveite a vida, viva cada momento. Fazem mais de dois mil anos que Horácio, de maneira célebre afirmou algo muito verdadeiro e importante para os nossos dias.

            Vivemos em um tempo, aonde parece ser proibido desfrutar das coisas boas da vida. Não estou argumentando na questão do exagero, da banalização dos desejos, sobretudo da carne, apenas, como Horário, lembro que devemos aproveitar as pequenas oportunidades da existência.

Nestes vinte anos junto com o Jornal A Semana, por várias vezes compartilhei meus ‘Carpe Diem’ com os leitores. A bem da verdade, em cada artigo escrito é um desfrute do aproveitar a vida, para este colunista é o prazer em escrever. Esta fascinação pela escrita, tornou-se uma paixão, como dito na edição passada, logo ira se tornar em um livro.

Ao ouvir a bela entrevista do amigo Frei Luizinho à Rádio Capinzal, na semana passada, no dia em que nosso Jornal circulava com sua edição histórica, rememorei os bons momentos vivenciados junto deste meio jornalístico. Confesso que ter tido uma dor no peito e as lágrimas surgiram, pois lembrei-me do entusiasmo do fundador deste Jornal, Ademir Pedro Bellotto, e das boas conversas que tínhamos a cada visita feita em minha Terra natal junto à Rádio Capinzal.

Realmente Horácio tinha razão, devemos aproveitar cada momento da vida, sobretudo os bons que se tornam a energia para ter vontade de viver, e encarrar os inúmeros problemas que os percalços da existência apresentam.

Caros leitores, vivamos com intensidade cada segundo, valorizando as criaturas que nos incentivam em prosseguir na luta diária. Deixemos de lado quem não contribuiu para que possamos crescer. Na história de minha família, bem como nestes mais de trinta anos no magistério, presenciei criaturas que não souberam aproveitar os bons momentos da vida. Algumas precisavam fazer uso do ‘álcool’ para demonstrar serem ‘fortes, na verdade era a forma de expressar sua infelicidade. Portanto, é importante o trabalho, a responsabilidade, a vivência dos valores que dignificam o ser humano, entretanto, não se deve esquecer do ‘Carpe Diem, ou seja, desfrutar de bons momentos alegres e descontraídos, como a garotada afirma: ‘curtir a vida’!

Assim sendo, ‘Carpe Diem’ para cada um de vocês ao ler este artigo, não importa a sua idade, a quantidade de bens materiais, o emprego ou outro elemento que possa levá-lo a afirmar não ser possível aproveitar a vida. Não esqueça da única certeza: nesta vida somos passageiros, talvez, caso você fique ‘empurrando com barriga’, este momento para aproveitar a vida, nunca irá chegar.

Receita pronta não existe, pois cada um é condutor de seus atos. Deus, em sua infinita misericórdia permita que vivamos com dignidade, tendo momentos de felicidade e alegria para enfrentar as nuvens ‘negras’, como da tristeza, angústia e pressão. Creio que somente as boas lembranças poderão ser o ‘bálsamo de cura’.  

Deus abençoe todos e até o próximo! ‘Carpe Diem’!