Carnaval folclórico de Valença :um registro histórico e cultural desta região

O segundo carnaval folclórico de Valença ocorreu no período de 09 de fevereiro a 12 de fevereiro de 2002, tendo como participantes do programa o terno de Reis de Cajaiba, distrito de Maricoabo, que tem como maestrina Maria da Graças ou Gracinha. Ele se apresentou no dia 09 de fevereiro, na Praça da República e desfilou pelo centro da cidade até a Avenida Maçônica. Este acontecimento deu inicio as comemorações do carnaval folclórico. E da Praça da República teve a abertura oficial ás 21:00hs neste mesmo dia tendo como participantes : a Orquestra(antigos carnavais), Banda remelexo, Banda pra quebrar.

Já no dia 10 de fevereiro, iniciou-se os festejos com a caminhada folclórica onde participaram do cortejo a zambiapunga de Nilo Peçanha, os Congos e Chegança ou marujada de Cairu, Arguidá de Valença, bumba-meu-boi fortaleza e bumba-meu-boi Mineiro ambos de  Valença, burrinha de Taperoá , Dandoca de Taperoá, Vovó Serena e o arrastão da alegria de Valença, Grupo Palmares de Valença, timbalata de Camamu, afoxé filhos de Araketu e afoxé filhos de Iemanja de Valença, samba de roda do Guaibim –Valença, e a fanfara Elite de Valença. A Noite do dia 10, na Praça da Republica teve a participação da Banda Pra quebrar, Ferras manias, que fecharam os festejos do dia.

Na tarde de 11 de fevereiro fizeram a alegria no povoado do Guaibim a Vovó Serena e o arrastão da Alegria, que saíram em percurso por todas as ruas do distrito. Já na cidade  ocorreu na Praça da República a apresentação da banda remelexo, Banda W shock e Novo chamego que  fizeram, a festa dos presentes.

Para finalizar os festejos carnavalescos na tarde da terça dia 12 de fevereiro, ocorreu o baile infantil com a banda Baião de 2 e Palhaços. As 18:00hs manifestações culturais da cidade desfilaram e das 19:00hs até as 13:00 horas do dia seguinte , as bandas Feras manias, W shock e  Remelexo fizeram a diversão do último dia do carnaval folclórico fechando com chave de ouro todo o projeto festivo. Se a realização do carnaval apresenta a afirmação do caráter identitário, cultural de uma de um município e da região, portanto,  devemos cooperar para a realização e reativação de grupos e manifestações presentes neste festejo e por sua vez que a efetivação deste carnaval seja mantida no calendário anual do município.

E como foi visto os municípios do Baixo Sul participaram amplamente como atrações na cidade. A manutenção do carnaval folclórico é uma maneira de estabelecer relações de cooperação com outros municípios e estimular as ações culturais locais e do território do Baixo sul.