O carnaval carioca ganha mais uma novidade. O Portal do Carnaval será uma espécie de rede social de profissionais, empreendedores e instituições ligadas à produção do carnaval no estado do Rio de Janeiro. O projeto foi ideliazado pelo professor Jair Martins de Miranda, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e em parceria com a Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras).

Como funciona e o impacto no Carnaval Carioca

Miranda explica que “o portal se propõe a ser um grande balcão de emprego e negócios, mapeando todos os profissionais e atividades, oferecendo demanda e procura desses profissionais”.

Até o final do ano serão realizados alguns seminários que vão colher informações para o conteúdo do portal. “A gente começa esses seminários tentando mapear a cadeia produtiva do carnaval, que envolve desde a criação, a produção, até a comercialização dos produtos do carnaval”, afirma ele.

Capacitar profissionais para o Carnaval 2013

A Amebras, parceira do projeto, vai trabalhar capacitando os profissionais e segundo o professor Miranda, o portal vai oferecer mais uma ferramenta de gestão e capacitação para auxiliar esses profissionais.

Com base nos dados da pesquisa Economia do Carnaval, do Sebrae do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), é estimado que nas festividades circulem aproximadamente R$ 1 bilhão, e é por conta deste mercado que a iniciativa promete ser um sucesso. Para finalizar, o idelaizador do projeto afirma que “Ele – o carnaval do Rio de Janeiro – potencializa essa circulação de recursos por outros segmentos, como o turismo e a indústria de bebidas. Faz a cidade arrecadar muitos impostos em tudo que ele provoca”.