Projeto Carimbo das Mãos e dos Pés

Turma: Educação Infantil

Professora e psipedagoga clinica institucional: Adinelma Alexandre da Silva

Projeto

Carimbo das Mãos e dos Pés

Justificativas

Trabalhar a percepção a textura as cores as habilidades motoras. Desenvolvendo a coordenação dos bebes das crianças. Proporcionando o desenvolvimento sensorial das crianças. O objetivo desse projeto vem contribuindo para grandes descobertas nesta fase da infância.

A proposta do assunto carimbo dos animais é de uma possível curiosidade que as crianças têm nos animais desta forma além de aprender vamos fazer os desenhos com o carimbo das mãos e dos pés.

Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável a prática educativa.

Objetivos Gerais

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa as cores, as vogais, os numerais despertos interesse das crianças e dos bebês pelos os animais.

Fazendo com que as crianças e os bebês identifiquem e certifiquem os animais domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos e o habitat dos animais.

Metodologia

Através do contato com as mãos e os pés os bebes irão explorar e manipular materiais como papeis de diferentes texturas, e diferentes tipos e tinta.

Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais desenvolvendo todos os segmentos de coordenação desperta na criança a afetividade e o pleno desenvolvimento do cognitivo melhorando a percepção dos bebes e das  crianças do berçário.

Buscando desenvolver a lateralidade dos bebês de 0 a 3 anos de idade. Segundo Ley vygotsky

Ao brincar a criança assumi papeis e aceita as regras próprias das brincadeiras executando o imaginário para asa quais ainda não esta apta ou não senti como agradáveis na realidade.

Pensamento

A criança nasce inserida em um meio social que é a família e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem com os outros.

Todas as mães deveriam manter um livro para anotar as falas de seus filhos quando uma criança se refere ao mel com geleia da abelha isso revela a criação da linguagem. A criança desenvolver as habilidades motoras através da lateralidade cruzada através dos carimbos das mãos e dos pés. Despertar nas crianças o interesse das cores primaria e secundaria através da atividade carimbos das mãos e dos pés. Desenvolvendo os estágios segundo Jean Piaget operatório concreto operatório formal sensório motor intuitivo ou pré-operatório. Ao final do estágio sensório motor coordenação de ações. O desenvolvimento da criança no primeiro Stenio A criança esta aberta às descobertas das pinturas vive tudo intensamente, sem distanciamento para as reflexões; assimila tudo a sua volta através dos sentidos; As impressões que a criança recebe do ambiente interferem nas forças vitais que estão atuantes no desenvolvimento e no crescimento do seu organismo; A criança estar entregue ao mundo; faz com que a criança imite.  Os carimbos das mãos e dos pés desenvolver nas crianças a sensação do afeto do cognitivo da concentração e a criança conseguir aprender desenvolvendo o concreto e o abstrato. O grande descobrimento das cores visíveis através das pinturas e os carimbos. Quem aprender ensina quem ensina aprender os pés desenvolver as habilidades motoras sensoriais. As perturbações motoras também são chamadas de perturbações instrumentais. As crianças refletem e gradativamente tomam consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa do seu desenvolvimento. As transformações que ocorrem seu pensamento se simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem e de suas capacidades de expressão.